quarta-feira, setembro 09, 2015

Cigar Box Guitar :do Blues ao Rock

Salve amigos das seis cordas !  Hoje vamos falar de um instrumento nada comum, mas que tem uma história interessante. Eu particularmente não havia visto em ação com uma banda de rock até a apresentação onde ocorreu a reunião do NIRVANA , e que teve a participação do Beatle, Paul McCartney, lembram? Com certea, esta deve ter sido a maior audiência dessa exótica guitarra !
Um antigo instrumento de cordas ressonante, feito com caixas semelhantes as de charutos. Tem esse nome devido as características semelhantes das caixas de charutos e cigarros .Não possui dimensões, cordas e sons padronizados. Geralmente é composto por duas a quatro cordas semelhantes a um banjo. Teve seu ¨boom¨, em meados de 1930 na grande depressão americana. 
 Blind Willie Johnson, blues man das antigas  teve essa guitar como seu primeiro instrumento, nesse momento era puramente acústica. Billy Gibbons do  ZZTop, já utilizou a versão moderna com captação e tudo mais.
Ela normalmente é usada por blueseiros utilizando o slide.
O modelo que Paul tocou na ocasião, foi feita pelo luthier Matty Baratto e também utilizou slide na ocasião.O que resultou em um som “arranhado e gritante, com bastante feedback.
confira a apresentação, não esqueça de pausar a Playlist acima.


por:vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário