quarta-feira, abril 08, 2015

Tony Iommi por trás das cordas part I

Salve amigos das seis cordas! Hoje vamos conhecer a fundo as guitarras que fazem parte do arsenal do Iron Man . Tony Iommi a máquina de riffs, que surpreendentemente tocava com uma Strato e por um acidente de percurso passou a usar a SG e assim a imortalizar.



Epiphone P94
modelo Iommi

Este é um dos modelos de assinatura de Iommi equipados com Gibson P94 pick-ups.Esses pick-ups são uma versão do famoso P90 single coil pick-up 



Epiphone Riviera 12 cordas
Esta guitarra é para destros que foi reajustada pela Epiphone para uso da mão esquerda.
Isto envolveu o corte de uma porca nova, re-posicionamento da ponte e remover a placa .
Depois que as primeiras fotos foram tiradas, os controles foram re-localizadas e os buracos originais colocados para cima(veja na foto ao lado).

EPIPHONE, Tony Iommi, G-400  caracteristicas:
Origin: Korea
Type: Solid body electric
Body: Mahogany
Neck: Mahogany, set-in
Fingerboard: Rosewood, with crucifix inlays
Frets: 24 medium
Pickups: 2 x Gibson USA Tony Iommi humbuckers
Hardware: Black chrome tune-o-matic bridge, stop tailpiece and Grover machineheads
Controls: 2 x volume, 2 x tone, three-way pickup selector switch
Finish Options: Ebony only
Left-handers: £599
Case: No
Contact: Rosetti 01376 550033

Fender Stratocasters

Tony Iommi: ¨Nos primórdios da banda, eu estava tocando em uma Fender Stratocaster . A Strat foi a guitarra quente na Inglaterra, na época, de modo que tocar com ela era muito mais uma coisa de status. Eu sei que pessoas como Jimi Hendrix tocavam, e eu acho que isso fez todo mundo pensar neles como sendo "in". Eu fiz um próprio SG na época também, mas era pouco mais do que uma guitarra de backup para mim, no caso minha Strat quebrou. Então, mesmo no meio da gravação de nosso primeiro disco, um dos meus captadores parou de funcionar. Naquela época, a fixação de um captador de guitarra não foi tão fácil como é hoje e foi um trabalho real para alterá-los. Nós só tivemos dois dias no estúdio para terminar todo o registro, portanto não havia tempo a perder. Foi nesse momento que eu mudei para o SG, e eu nunca mais toguei a Stratocaster de novo ¨ . A Strato original de Tony era branco. Ele era originalmente um acabamento sunburst mas Tony e sua pulverização pai pintou! Ele pode ser visto na foto aqui e também no filme The Rolling Stones Rock and Roll Circus, feito em 1968. Por um breve período Tony tocou guitarra no Jethro Tull .
Na próxima postagem o restante das guitarras e os equipamentos  de Iommi.
Keep on StockGuitar!

fonte:iommi.com
por:vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário