Olá amigos das seis cordas! Hoje vamos falar um pouco da parte elétrica das guitarras, e por que não da principal parte ,os captadores, que veem evoluindo ao longo de tantos anos e que são parte da personalidade dos guitarristas.
A principal diferença entre captação Ativa e captação Passiva é que o sistema ativo funciona com bateria que alimenta o captador, e/ou o pré, enviando um forte sinal processado para o amplificador, consequentemente, a captação ativa gera menos ruído. O sistema passivo é um indutor magnético quem gera um sinal de baixa intensidade que é amplificado pelo préampli do amplificador.
A captação Ativa pode ser composta da seguinte maneira:
Com Captadores ATIVOS: os captadores possuem um sistema de ganho, através de um circuito pré-amplificador (uma espécie de casador de impedância) embutido que é alimentado externamente (bateria 9V). Não funcionam sem a bateria.
Com Captadores PASSIVOS e Circuito ATIVO: existe uma placa de circuito que é alimentada por uma ou mais baterias. O sinal dos captadores passivos é pré-amplificado e equalizado através desta placa. Neste sistema podemos encontrar uma chave, que permite que o instrumento funcione tanto como um instrumento Ativo quanto um instrumento Passivo.
Captadores ATIVOS com Circuito ATIVO: é o famoso sistema 18V, pois necessita de uma bateria para os captadores, e uma bateria para o circuito.
Muitos puristas não gostam do som dos Ativos, pois acreditam ser muito "pasteurizado" ou "homogêneo", já que a interação destes com a madeira é menor, pois o som é processado antes mesmo de sair da guitarra.
Existem muitos modelos no mercado alguns com assinatura de grandes guitarristas onde diferem um pouco dos originais de fabrica. Hoje em dia vale a pena testar tudo e buscar o som ideal para sua guitarra.
Abraços até a próxima.
por:vermelho
fonte:meu palco
entendi! entao minha guitarra qe possui dois emgs alimentados por bateria de 9 volts eh uma captaçao com circuito passivo?
ResponderExcluirOlá guitarrista amigo! Obrigado por acessar e participar dos cometários .
ResponderExcluirSeria bom se tivéssemos sua identificação.
Para isso basta ter uma conta no Google ou Facebook, se preferir entre nos seguidores do StockRockRadio. No caso sua captação é ativa, pois é alimentada por um abateria de 9 Volts, tente tirar a bateria , não funcionará . Logo no segundo parágrafo da matéria você tem a diferença entre a captação ativa e passiva. Grande abraço. Vermelho
Olá! eu estava com vontade de instalar captadores EMG 81/85 ou 57/66 na minha guitarra, ela veio com captacáo ativa, é uma Jackson King V, corpo em Alder, braço em Maple, Ponte floyd rose. eu gostaria de saber se ela ficaria boa com a captaçao ativa, e se sim, qual melhor (57/66 ou 81/85 ou entao até 81/60). Obrigado =D
ResponderExcluirOlá! Eu estava pensando em instalar captaçao ativa EMG 81/85 ou 57/66 ou 81/60 na minha guitarra. É uma Jackson King V, corpo em Alder, braço em Maple, ponte floyd rose, ela veio com captadores EMG HZ (captaçao passiva). gostaria saber se a mudança pros EMGs ativos ficaria legal, e se sim, qual dos 3 que eu citei ficaria melhor =D
ResponderExcluirOlá Gabi Cury! Obrigado por enviar seu comentário.
ResponderExcluirCom certeza é possível fazer a troca e instalação do ativos em sua guitar.A mudança é legal sim, não terá mais ruidos em sua guitarra, ficará mais sensível pelo aumento da impedância gerada pelo sistema ativo. Agora qual desse captadores ficaria melhor , vai muito do som que você pretende, eu não conheço os citados por você.Hoje em dia vale a pena testar tudo e buscar o som ideal para sua guitarra.E importante procure um profissional, pois corre o risco de um serviço mau feito.Eu indico o Tiguês aqui em São Paulo. Abraços por:vermelho