sábado, dezembro 06, 2014

Baba O’Riley – The Who

Há músicas que viram clássico, marcam época, e o tempo somente fortalece essa condição. Vira referência! Torna-se querida por várias gerações. No clássico dessa postagem, vamos falar sobre “Baba O’Riley”, faixa presente no álbum “Who’s Next”, lançado em 1971 pelo icônico grupo inglês The WhoHistória: O título Baba O’Riley é uma homenagem a duas fortes influências de Townshend na época: o líder espiritual indiano Meher Baba e o compositor americano Terrence Mitchell Riley. A composição é do guitarrista Pete Townshend. Mas, vale mencionar que, Terry Riley, músico experimentalista de vanguarda, serviu como fonte de inspiração para as inovações que o The Who apresentava em seus discos. Baba O’Riley não é uma simples música, há todo um conceito, uma história por trás dela.
Para entendermos melhor, vamos falar um pouco sobre o projeto Lifehouse. Esse projeto foi concebido para explorar a ideia que a música é a base fundamental de toda a vida. Cada ser humano tem sua própria identidade musical, uma espécie de DNA. Townshend tinha a intensão de explorar a musicalidade da plateia, interagindo com ela. Era para ser um projeto multimídia com: um LP duplo, cinema, e uma experiência de concerto interativo. Uma ficção cientifica em formato ópera rock, para suceder o sucesso que foi “Tommy”Lifehouse demonstrou-se impossível de realizar por vários motivos: complexo demais, ninguém entendia PT, houve um desentendimento geral entre membros da banda e o empresário Kit Lambert, levando o guitarrista a beira de um colapso nervoso. Lambert, o produtor, foi demitido. No seu lugar assumiu Glyn Johns, engenheiro de som e produtor musical, grande colaborador no sucesso do disco. Soube extrair o que havia de melhor no projeto. Das cinzas de Lifehouse nasceu o clássico Who’s Next. (capa na fig.acima)
Música: Introdução Space lunática de PT no sintetizador, preparando o terreno para a entrada exuberante do instrumental. A partir disso, o vocalista Roger Daltrey entra de forma triunfal, entoando: Out here in the fields / I fight for my meals / I get my back into my living …  De arrepiar. O sintetizador dá as cartas fazendo a base durante toda a música. Na versão original de estúdio, durante a música, há um solo celestial de violino tocado por Dave Arbus (banda East Of Eden), com características folk celta. Ao vivo Roger faz solo de gaita substituindo o solo de violino. Baba o Riley transmite aquela magia capaz de surpreender, encantar, típico que a sonoridade despertava nestes anos dourados. Tudo com selo The Who, a grife britânica de fazer rock. 
Curiosidades:
1) Pearl Jam toca regularmente sua versão de Baba O’Riley em seus shows.
2) Foi composta originalmente com 30 minutos de duração, planejada para ser tocada no Royal Festival Hall em Londres.
3) A música remixada toca no tema da série policial americana CSI: NY
Formação: Roger Daltrey (vocal / gaita); Pete Townshend (vocal, sintetizador, piano, guitarra); John Entwistle (baixo); Keith Moon (bateria); Dave Arbus (violino). Abaixo você confere o clássico ao vivo. Não se esqueçam de pausar a Playlist acima.



Por Juniorock

Um comentário: