domingo, maio 25, 2014

Black Hole Sun - Soundgarden

Há músicas que viram clássico, marcam uma época, e o tempo somente fortalece essa condição! Vira referência! Torna-se querida por várias gerações. Não somente pela qualidade da composição, da estrutura, melodia, harmonia da música, mas também pelo carisma da banda, técnica instrumental, da mensagem que a letra transmite, um conjunto de fatores contribui para isso. No clássico dessa postagem, vamos falar sobre “Black Hole Sun”, música presente no álbum “Superunknown” lançado em março de 1994 pelo Soundgarden
Esse álbum, o 4º de estúdio, foi um sucesso tanto de público quanto de crítica, e consolidou definitivamente a banda no Top mundial. Na época do lançamento, o videoclipe de Black Hole Sun tornou-se sucesso imediato na MTV e ganhou prêmio de melhor na categoria Metal/HardRock pela MTV Awards de 1994. A importância do videoclipe, é que uma geração de novos roqueiros começou a surgir devido a MTV. Na ocasião, ter um clipe divulgado na MTV era a “nova onda”, a oportunidade de tornar-se popular, fazer fama; uma vez que ainda não existia o Youtube. Para medirmos a importância dessa faixa e do álbum, extrai um trecho de uma entrevista de Dave Grohl (Foo Fighters, ex Nirvana) concedida para a revista Rolling Stone americana. Adam Casper (engenheiro de som assistente/produtor) levou o disco para as gravações do Nirvana para os caras ouvirem - ‘Ei, vocês querem ouvir o que acabamos de gravar para o novo álbum do Soundgarden?’  Dave Grohl declarou sobre o impacto de “Superunknown”, abre aspas: “Ele colocou ‘Black Hole Sun’ para tocar e eu lembro de pensar: Puta Merda, esse negócio vai ser enorme” Grohl recorda: “Porque, para mim, era o encontro perfeito entre os Beatles e o Black Sabbath, o que, acredito, nós colocamos no DNA do Nirvana. Mas acho que a união nunca havia sido alcançada até aquele disco (Superunknown), e principalmente, com aquela musica (black hole sun). Era muito mais sofisticado melodicamente do que o que todas as outras bandas de Seattle estavam fazendo”(Rolling Stone EUA – abril de 2014). Letra: Segundo Cornell a letra não tem um significado especifico. É tipo um jogo com as palavras, algo como brincar com as palavras. Refere-se ao refrão como bonito e fácil de lembrar. “Eu estava apenas absorvido pela música, estava pintando um quadro com as letras”.
Refrão:
Black Hole Sun - Sol do buraco negro
Won’t you come - Você não vem?
Won’t you come - Você não vem?
Won’t you come - Você não vem?

Musica - A composição da música foi feita por Chris Cornell, que utilizou uma guitarra Gretsch (veja a belezinha acima) para escrevê-la. Um hino da cena grunge e do Soundgarden, marcando a geração de jovens dos anos 90. Embora tenha uma belíssima melodia, a música é densa, sombria, intensa, e conta com a interpretação vocal magistral de Cornell. Os acordes massudos irrigam a melodia marcante. Lembrando que o Soundgarden encerrou as atividades em 1997 e voltou somente em 2011. Formação da época: Chris Cornell (vocal/guitarra); Kim Thayil (guitarra solo); Ben Shepherd (baixo); Matt Cameron (bateria). Abaixo você confere o videoclipe de "Black Hole Sun":

não esqueçam de pausar a Playlist acima:



Por Juniorock

Um comentário: