segunda-feira, abril 07, 2014

Dave Murray & Paul Kossof ligados por uma guitarra

Salve Stockrocker´s!  O mundo do rock nos reserva histórias incríveis, essa envolve dois incríveis guitarristas e um  instrumento. 
Para ilustrar nossa postagem começo pelo instrumento uma Fender Stratocaster 1957, equipada com dois captadores DiMarios e um single,chave seletora de três vias,braço em Maple .
Essa guitarra pertenceu a Paul Kossoff,guitarrista  inglês da banda Free que contava na sua formação com Paul Rodgers (vocais), Simon Kirke (bateria) e Andy Fraser (baixo). Kossof foi referência na década de 60 e 70 dono de um timbre fantástico e um estilo único.Canções como "All Right Now".¨Mr.Big¨ e ¨Be My Friend¨ elevaram ainda mais seu nome como guitarrista.
Reconhece a guitarra nas mãos de Dave Murray? É ela mesmo ! Então como isso aconteceu?
Dave Murray, guitarrista do IRON MAIDEN, falou como adquiriu a Fender Stratocaster fabricada em 1957 que pertenceu a Kossof.
 Eu a comprei um ano após a morte dele, através de um anúncio publicado por sua família no semanário Melody Maker. Eu tinha os números de série dela, então foi fácil ter certeza de que era mesmo o instrumento de Koss".



"Ele usava bastante essa guitarra na época do FREE, inclusive cheguei a assistir, há muitos anos atrás, o grupo tocando 'My Brother Jake' na TV britânica, no programa Top Of The Pops; e ele estava usando essa guitarra. O FREE era uma das minhas bandas favoritas, então eu tinha que possuir aquela guitarra simplesmente pelo fato dela ter pertencido ao Paul Kossoff".


"Eu paguei cerca de 1400 dólares por ela, o que na época era uma boa quantia de dinheiro, mas eu não estava nem aí; apenas vendi tudo o que tinha para conseguir comprá-la. A partir de então comecei a usá-la sem parar e sempre foi algo mágico, pois ele usava essa guitarra no passado."

Murray fez questão de não alterar nem os captadores originais da Fender, mantendo a originalidade do instrumento: "Ela foi a minha guitarra principal por muitos anos, pois eu a usava muito durante as tours. Tocava tudo com ela: bases e solos; coisas pesadas e coisas mais limpas... Ela é uma guitarra realmente versátil".

De uns tempos pra cá Murray deu uma folga para sua guitarra favorita: "Eu cuido dela como cuido da minha vida. De tanto carregá-la pelo mundo ela acabou sofrendo alguns golpes, então foi hora de aposentá-la. A guitarra descansa agora na casa da minha mãe, então eu ainda continuo brincando com ela de vez em quando".
obs.: não encontrei foto de Kossof com essa guitarra, se alguém tiver mande pro stockrockradio.
fonte:http://ironmaiden.forum-livre.com/
por:vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário