quarta-feira, dezembro 18, 2013

Ruido na guitarra?Faça a sua blindagem

Salve amigos das seis cordas! Quem nunca teve o desprazer de ouvir uma rádio A.M.  junto com o som da sua  guitar no seu amplificador ? Geralmente isso ocorre em captadores single, mas nada impede que seu humbucker também vire uma antena de rádio ..
Pensando nisso pesquisei e encontrei uma receita caseira que pode dar certo.
No caso uma conversão numa Fender ,de captadores HSS pra SSS clássico, material usado::fita dupla face, papel alumínio de forrar fogão.

Eis a srta. antes da cirurgia :

Primeiro fiz o escudo. Colei fita dupla face cobrindo toda a superficie da folha e alumínio afim de ter "cola" em toda ela e cortei o suficiente para cobrir a cavidade dos captadores. É importante que toda a cavidade seja coberta. 


Aqui já com a nova parte elétrica e caps instalados:


O Próximo passo foi blindar a cavidade da guitarra. Essa é a parte que exige paciência e capricho. É muito importante que toda a cavidade seja coberta. Isso vai proporcionar a formação da Gaiola de Faraday que é o objetivo da blindagem. O princípio é o mesmo usado em pedais e outros circuitos, bloqueando interferências externas. Na WikiPedia tem uma explicação bacana da Gaiola de Faraday com termos ténicos

Cavidades da Fender recebendo o alumínio:




Depois de pronta. Notem que eu deixei umas pequenas "abas" nas bordas da cavidade. Isso é para fazer contato com o alumínio do escudo. Alias esse é um ponto importante. Tenha certeza que todos os pedaços colados de alumínio estejam em contato.




Depois é só montar e apreciar o resultado :

por vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário