quarta-feira, dezembro 04, 2013

Jimi Hendrix por trás das cordas

Salve amigos das seis cordas! Falar de Hendrix  a essa altura do campeonato parece chover no molhado, mas pesquisando achei uma matéria muito interessante que conta em detalhes toda a trajetória de Hendrix a procura da guitarra ideal, antes de consagrar a Fender Stratocaster. 
 O seu primeiro instrumento foi uma guitarra Supra Ozark, que ganhou do pai quando tinha 15 anos.
hendrix-guitarraModelo igual ao que Hendrix ganhou aos 15 anos
O músico tocou na guitarra por pouco tempo, logo ele adquiriu uma Danelectro Silvertone, que usou por volta de 1961, mesmo ano em que o músico serviu no Exército. Hendrix levou sua guitarra para o serviço militar e lá conheceu o baixista Billy Cox, que viria ser seu parceiro de banda bastante tempo depois, em 1969, quando o trio The Jimi Hendrix Experience se dissolveu. Abaixo, Hendrix com sua Danelectro Silvertone; e com sua Epiphone Whilshire.
guitarra-hendrix-Silvertone-Danelectro
guitarra-hendrix-1960s-epiphone
Mas quando o guitarrista voltou do Exército, em 1962, ele começou a tocar uma Epiphone Whilshire, que tinha dois captadores e corpo e braço todos em mogno. Nessa época, Hendrix tentou comprar uma Ibanez, mas a vida de músico profissional não ia tão bem e ele acabou devolvendo o instrumento à loja porque não tinha condições de pagar as suas prestações. Hendrix trabalhava como músico de acompanhamento usando sua Fender Duo-Sonic
guitarra-jimi-hendrix-1964-fender-duosonic
Em 1964, o guitarrista se juntou ao grupo The Isley Brothers e então conseguiu comprar sua primeira Fender, uma Duo-Sonic. Logo, ele começou a tocar também com o modelo Jaguar. Até que, em 1966, ele passou a usar prioritariamente a Stratocaster, modelo que se tornaria o mais usado durante toda carreira de Hendrix. Jimi Hendrix e sua Fender Jaguar:
guitarra-jimi-Hendrix-Fender-Jaguarguitarra-Jimi-hendrix-jaguar
Até morrer precocemente, aos 27 anos, em 1970, o guitarrista usou alguns outros modelos da Gibson, como SG (usada em shows na Suécia, em 1968), Les Paul (usada entre 1968 e 1969, principalmente em blues como “Red House”) e Flying-V, usado no clássico show que ele fez no Isle of Wight Festival, pouco antes de falecer.
Hendrix e sua Gibson SG, Gibson Les Paul e Gibson Flying-V:
guitarra-Jimi-hendrix-Gibson-SGguitarra-jimi-hendrix-Les-paulguitarra-jimi-hendrix-flying-v
por:vermelho
fonte:musicaetudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário