sábado, novembro 16, 2013

Lonely Day - System of a Down

Quem nunca teve um dia solitário? Que atire a primeira pedra, agora! Dias assim fazem parte da vida de qualquer ser humano. Aquele sentimento de impotência diante de uma situação. Uma tristeza. Solidão. Um dia vazio.  Temos um amigo aqui do StockRockRadio, que após “umas” , “outras” e depois “várias” e mais “várias”, costumava dizer em momentos assim, em tom de lamúria: “Banzo na cidadela!”.  Vale dizer aos leitores o significado da palavra “banzo”: um sentimento de melancolia dos negros da África, quando sentiam saudades do seu país de origem. O termo “banzo” era utilizado na época da escravidão aqui no Brasil. Quando estavam muito tristes, diziam estar “banzos”. Mas que catzo, por que falo de banzo? O que tem haver? Pois bem, no clássico do rock de hoje, vamos falar sobre “Lonely Day” presente no álbum “Hipnotize” lançado em 2005 pelo System of a Down, que trazem a tona, estes tipos de sentimentos descritos acima. Leia a letra abaixo e tire suas conclusões:
Dia Solitário
Que dia solitário!
E é meu
O dia mais solitário da minha vida
 
Que dia solitário!
Devia ser banido
É o dia que eu não consigo aguentar
 
O dia mais solitário da minha vida...
O dia mais solitário da minha vida...
 
Que dia solitário!
Não devia existir
É o dia que eu nunca sentirei falta
 
Que dia solitário!
E é meu
O dia mais solitário da minha vida...
 
E se você for
Eu quero ir com você
E se você morrer
Eu quero morrer com você
 
Pegar na sua mão
e ir embora...
 
O dia mais solitário da minha vida...
O dia mais solitário da minha vida...
O dia mais solitário da minha vida...
 
Que dia solitário!
E é só meu
é um dia que eu fico feliz por ter sobrevivido
Mas é um tipo de som, que embora desperte isso, faz você sentir-se bem, tipo uma dor de cotovelo ou mandar todo mundo se “Fuck You!”. Faz você despertar, te enche de energia, uma válvula de escape. Você chacoalha a poeira para dar a volta por cima. A sonoridade em si, vem embalada numa aura de melancolia, com ritmo cadenciado, lento, uma deliciosa melodia alternando com picos de muito peso e intensidade. Uma faixa belíssima que conta com um show de interpretação vocal do guitarista D. Malakian.
SOAD é uma banda americana formada por imigrantes armênios em 1992. Os caras estão um longo tempo na estrada e têm bala na agulha. Inovaram e revitalizaram o rock nos anos 2000, sendo uma das bandas mais representativas da cena atual. Tiveram sua fase dourada entre 2001 e 2004. Combinando música experimental, com ritmos variados, óperas, e heavy metal, vem fazendo a cabeça dos roqueiros atuais. Portanto, o rótulo de clássico para “Lonely Day” é bem merecido para o grupo. Confesso que, quando assisti apresentação deles no Rock in Rio 2011, fiquei surpreso com o alto nivel. Em 2006, o Soad fez o videoclipe para a faixa “Lonely Day”. A música foi indicada ao prêmio Grammy, mas não ganhou. Formação System Of A Down no clássico: Daron Malakian (vocal / guitarra); Serj Tankian (vocal / teclado); Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). Abaixo você confere o clipe oficial e uma versão ao vivo no Rock In Rio.
Não esqueçam de pausar a programação StockRockRadio acima




Por Juniorock

Nenhum comentário:

Postar um comentário