quarta-feira, novembro 20, 2013

Epiphone 140 anos de história

Salve amigos das seis cordas! Hoje vamos falar sobre uma das marcas mais emblemáticas de guitarra. A Epiphone com uma história empreendedora que contribuiu muito para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das guitarras que hoje chegam em nossas mãos.E ao contrário de que muitos acham a Epiphone, não é a segunda linha da Gibson. `Prontos? Então confira essa história que se inicia no ano de 1873, é muito tempo.
Quem considera a Epiphone apenas uma linha secundária da Gibson precisa estudar melhor a história dos instrumentos musicais. Na verdade, a Gibson foi fundada em 1902 enquanto a Epiphone data de 1873, ou seja, ela é 29 anos mais velha do que a atual dona da marca.
Criada em Nova Iorque pelo grego Anastasios Stathopoulos, o primeiro nome da companhia era The House Of Stathopoulos. Em 1915, Anastasios faleceu e seu filho, Epaminondas, assumiu o negócio. Em 1928, a empresa, que já fabricava bandolins e banjos, passou a produzir guitarras e a se chamar Epiphone (juntando o apelido do dono, “Epi”, com a palavra em inglês “phone”, do grego “phon”, que significa som).
anuncio-epiphone-1941anuncio-epiphone-1947Anúncios da Epiphone de 1941 e 1947
A partir daí, Gibson e Epiphone se tornaram as maiores rivais do mercado de guitarras nos Estados Unidos. Epi Stathopoulos morreu em 1943 e a empresa passou para seus irmãos, porém, após o final da 2ª Guerra Mundial, as finanças da companhia estavam bastante fragilizadas. Em 1951, ela se mudou de Nova Iorque para a Filadélfia e, em 1957, acabou sendo comprada pela concorrente Gibson.
E quem sugeriu essa compra foi ninguém menos que Lester William Polsfuss, o famoso Les Paul. Na época, ele já trabalhava com as duas empresas, mas foi na fábrica da Epiphone, na década de 1940, que ele criou sua primeira guitarra elétrica com corpo parcialmente sólido, chamada de The Log. Quando ele viu a empresa em dificuldades, recomendou à Gibson que comprasse sua rival e mantivesse a sua marca. Assim foi feito, e, mesmo atrelada à Gibson, a Epiphone ainda é uma das fabricantes de guitarras mais importantes do mundo até hoje.
Anúncios antigos da Epiphone:
anuncio-antigo-epiphoneanuncio-epiphone-1964anuncio-epiphone-1955
por:vermelho
fonte:musicaetudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário