quarta-feira, outubro 16, 2013

Wah- Wah o pedal do mundo


Salve amigos das seis cordas! Hoje vamos falar sobre o pedal que conqusitou o mundo, não apenas pela sonoridade  e o efeito que ele proporciona ,mas também  por ser o pedal mais vendido entre tantos.
Wah-wah é um pedal de efeito que não muda a nota tocada, e sim atenua algumas freqüências entre graves e agudos. Tecnicamente ele é um filtro de freqüências que atua amplificando uma determinada faixa, sendo a banda passante do filtro determinada pela posição do pedal. Os mais comuns como o Cry Baby atuam na faixa de 500 Hz a 2 kHz.
Existem modificações possíveis de serem feitas a fim de melhorar o pedal, como chaveamento true by-pass, para evitar perda de sinal, e alterações de timbre e faixa de atuação.

O Wah-wah foi inventado em 1966 pelo engenheiro Brad Plunkett e desde então vem sendo evoluído e modificado às novas tecnologias. Essa ferramenta de expressão,podemos chamar assim, tornou-se uma assinatura dos guitarristas que usam e exploram seu efeito.Jimi Hendrix foi um dos precursores do Cry Baby seguido por George Harisson, Eric Clapton e caras como Eddie Van Halen,Slash,Buddy Guy,Frank Zappa entre outros.
 Seu formato imponente que lembra um acelerador de carro, (que para mim mais se parece  com um acelerador de trólebus) é peça cobiçada nas ¨pedaleiras¨ dos aspirantes a Guitar Hero. Bem usado e nunca se esquecendo do bom senso é um aliado, pois seu som peculiar não deve ser usado de forma corriqueira.
Tal a importância do Wah-wah ,que ele acabou ganhando um documentário "Cry Baby: The Pedal That Rocks The World”. Que conta a história do pedal de efeito mais vendido de todos os tempos.Abaixo no vídeo várias maneiras de se usar o wah-wah.



.



Abraços 
por:Vermelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário