quarta-feira, setembro 04, 2013

The Log onde tudo começou


Olá amigos das seis cordas! Nossa conversa hoje nos remete aos primórdios da guitarra elétrica.Na busca do som ideal para o instrumento muitas tentativas, erros e acertos ocorreram .Porém Lester William Polsfuss, o lendário Les Paul ,foi o responsável por um dos primeiros resultados do que hoje chamamos de guitarra.
The Log ("guitarra tora") foi desenvolvido em 1941, nas oficinas da construtora de instrumentos Epiphone, em Nova Iorque. Consistia, inicialmente, em um bloco central de madeira maciça, um braço da Epiphone e dois captadores criados pelo próprio Les Paul. O próprio criador relata que a ¨criatura¨ não foi bem recebida pelo público quando tocava no palco. “Eu fui até uma casa noturna e a toquei. É claro que todo mundo me chamou de doido”. Até que resolveu acressentar-lhe "asas" de uma guitarra Epiphone, como ornamentação. The Log foi fruto de sua insatisfação com os modelos disponíveis na época .


Seus esforços em criar uma guitarra com corpo pesado era exatamente em diminuir a ressonância e consequentemente o feedback.
Queria demonstrar que conseguir uma tampa sólida, sem vibrações, era o caminho a seguir”.
Apesar de ter o seu Log Guitar rejeitado pela Epiphone e, em 1942, também pela Gibson, LesPaul continuava adaptando guitarras, principalmente modelos da Epiphone, às suas preferências durante a década de 40, usando elas em gravações e apresentações. Apenas em 1952, a Gibson, impressionada com o sucesso comercial das guitarras Fender, resolveu convidar Les Paul à parceria que levou ao lançamento , mais tarde do famoso modelo Gibson Les Paul.

Homenagem do Stock Guitar a Les Paul
* 09/06/1915
+ 12/08/2009
Só de imaginar que o cara entrava na palco com um pedaço sólido de madeira, captadores , ponte e um braço pronto e dava a cara à bater consigo traçar o perfil desse empreendedor.
¨de músico e inventor todo mundo tem um pouco¨
Abraços até a próxima vermelho
fonte:guitarrabaiana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário