sexta-feira, maio 31, 2013

John Bonham

 Se estivesse vivo, John Bonham estaria completando hoje, 31 de maio, 65 anos. É difícil dimensionar o som que estaria produzindo, mas com certeza sua técnica estaria apuradíssima e refinada. Penso que alguns projetos com big bands estariam em seus planos. As gravações com cantoras de Rythm & Blues, também, quem sabe com Sharon Jones ou Amy Winehouse, convites para tocar com todos os grandes guitarristas choveriam, apresentações em eventos anuais como o Modern Drummer Festival seria uma certeza. Sua participação nos stands de instrumentos musicais durante as principais feiras do gênero, como endorser, deixa uma dúvida, trocaria ele sua Ludwig pela DW como fizeram tantos outros? Uma coisa é certa, jamais deixaria a Paiste, o "seu som". E o Led, seu principal trabalho, com seus sócios de sangue, a química estaria fluindo por caminhos inimagináveis, como indicavam as músicas do último álbum In Trough The Out Door, que apontava para uma veia mais pop, área que Jimmy Page domina com maestria e que Bonham não teria dificuldades. Tudo o que vimos a respeito do Led sem Bonham, os trabalhos solos, a dupla Page/Plant, a recente reunião no O2 Arena, com certeza seria diferente, porque lá estaria a batida única de John Henry Bonham. Aqui você pode ouvir como o som de Bonham era gigantesco, profundo e suave ao mesmo tempo. Nesta faixa, você ouve apenas o som da bateria de Bonham e alguns grunhidos. Fool In The Rain  é
do último álbum gravado por Bonham com o Led Zeppelin, In Trough The Out Door.

 
O famoso kit com dois bumbos que Jimmy Page desaparecia com um deles quando John Bonham ia ao banheiro.
 


O último kit, assim como o seu famoso kit transparente, este também era em acrílico (vistalight), só que com o acabamento em espiral.
 Bonham usava kits gigantes com relação ás medidas dos tambores, bumbo com 26" quando o comum para a época era 22", mas seu talento era tão grande que o kit ficava deste tamanho.

PINTA@STOCKROCKRADIO.COM.BR

Um comentário:

  1. Parabéns Zé Pinta! Belíssima e interessante matéria!

    Abraços
    Juniorock

    ResponderExcluir