sábado, abril 20, 2013

Morre Storm Thorgerson o mago das capas do Pink Floyd

A carreira de Storm Thorgerson, que morreu nesta semana, aos 69 anos, não se resume aThe Dark Side of the Moon. Pelo contrário. Na verdade, mesmo que a famosa capa do disco do Pink Floyd seja, sem dúvida, a mais famosa delas, o trabalho do designer é cheio de psicodelias, neuroses e imagens atordoantes. Selecionamos aqui algumas das  grandes artes de capa produzidas pelo artista gráfico britânico. 



Galeria - Storm Thorgerson – Phish - Slip, Stitch and Pass
Phish, Slip, Stitch and Pass 
Psicodelia e terror na capa do disco do Phish de 1997: um homem perseguido por um novelo de lã, na praia.


Galeria - Storm Thorgerson – Peter Gabriel – Peter Gabriel
Peter Gabriel, ainda cabeludo, em 1978, pediu para que Storm fizesse a capa do seu segundo álbum solo. O resultado é esse aí: o músico sendo fotografado e rasgando a própria imagem.

Galeria - Storm Thorgerson – Pink Floyd, Ummagumma
Pink Floyd, Ummagumma 
Amigo de infância dos integrantes do Pink Floyd, Storm fez muitas colaborações nos discos da banda e ajudou a criar a poderosa aura da banda, unindo as imagens psicodélicas da capa às viagens sonoras da banda. Aqui, por exemplo, a imagem se repete infinitamente no quatro ao lado.

Galeria - Storm Thorgerson – Biffy Clyro, Puzzle

Biffy Clyro, Puzzle 

Storm sabia, como poucos, reunir o nome do álbum ao conteúdo das músicas em apenas uma imagem. Na capa do disco do Biffy Clyro, de 2007, o homem sentado nu é dividido em pedaços, como um quebra-cabeça. E a região do coração está faltando, caída no chão.


Galeria - Storm Thorgerson – The Mars Volta, Frances the Mute
The Mars Volta, Frances the Mute 
Storm se manteve relevante, ainda nos anos 2000. Neste disco de 2004, do The Mars Volta, motoristas dirigem com os rostos cobertos.

Galeria - Storm Thorgerson – Pink Floyd, Wish You Were Here
Pink Floyd, Wish You Were Here 
Nesta capa, fotografada no Warner Bros. Studios, Storm procura mostrar o homem encarando os seus medos, na figura dele mesmo em chamas.

Galeria - Storm Thorgerson – Audioslave, Audioslave
Audioslave, Audioslave 
Na arte do disco de estreia do Audioslave, supergrupo formado por Chris Cornell (voz), Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria), Storm volta à velha forma exibida nos melhores trabalhos do Pink Floyd – ainda que deixando as viagens perturbadoras um pouco de lado aqui.

Galeria - Storm Thorgerson – The Cranberries – Bury the Hatchet
A amedrontadora e angustiante a capa do Cranberries de 1999 também lembra muito os trabalhos de Storm no início de carreira, quando ousava e abusava da força dos olhos nas capas dos discos do Pink Floyd.

Galeria - Storm Thorgerson – Pink Floyd, Animals
Pink Floyd, Animals 
A icônica figura do porco inflável voador, novamente em uma capa do Pink Floyd, é usada por Roger Waters até hoje. Ou seja, Storm criou um símbolo em 1977 que vive até hoje no imaginário roqueiro.
fonte original- revista rolling stone

Nenhum comentário:

Postar um comentário