A carreira de Storm Thorgerson, que morreu nesta semana, aos 69 anos, não se resume aThe Dark Side of the Moon. Pelo contrário. Na verdade, mesmo que a famosa capa do disco do Pink Floyd seja, sem dúvida, a mais famosa delas, o trabalho do designer é cheio de psicodelias, neuroses e imagens atordoantes. Selecionamos aqui algumas das grandes artes de capa produzidas pelo artista gráfico britânico.

Phish, Slip, Stitch and Pass
Psicodelia e terror na capa do disco do Phish de 1997: um homem perseguido por um novelo de lã, na praia.
Peter Gabriel, ainda
cabeludo, em 1978, pediu para que Storm fizesse a capa do seu segundo álbum
solo. O resultado é esse aí: o músico sendo fotografado e rasgando a própria
imagem.

Pink Floyd, Ummagumma
Amigo de infância dos integrantes do Pink
Floyd, Storm fez muitas colaborações nos discos da banda e ajudou a criar a
poderosa aura da banda, unindo as imagens psicodélicas da capa às viagens
sonoras da banda. Aqui, por exemplo, a imagem se repete infinitamente no quatro
ao lado.

Biffy Clyro, Puzzle
Storm sabia, como poucos, reunir o nome do álbum ao conteúdo das músicas em
apenas uma imagem. Na capa do disco do Biffy Clyro, de 2007, o homem sentado nu
é dividido em pedaços, como um quebra-cabeça. E a região do coração está
faltando, caída no chão.

The Mars Volta, Frances
the Mute
Storm se manteve relevante, ainda nos anos 2000. Neste disco de 2004, do The
Mars Volta, motoristas dirigem com os rostos cobertos.

Pink Floyd, Wish You Were Here
Nesta capa, fotografada no Warner Bros. Studios, Storm procura mostrar o homem encarando os seus medos, na figura dele mesmo em chamas.
Nesta capa, fotografada no Warner Bros. Studios, Storm procura mostrar o homem encarando os seus medos, na figura dele mesmo em chamas.

Audioslave, Audioslave
Na arte do disco de estreia do Audioslave, supergrupo formado por Chris Cornell
(voz), Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria),
Storm volta à velha forma exibida nos melhores trabalhos do Pink Floyd – ainda
que deixando as viagens perturbadoras um pouco de lado aqui.

A amedrontadora e angustiante a capa do
Cranberries de 1999 também lembra muito os trabalhos de Storm no início de
carreira, quando ousava e abusava da força dos olhos nas capas dos discos do
Pink Floyd.

Pink Floyd, Animals
A icônica figura do porco inflável voador, novamente em uma capa do Pink Floyd,
é usada por Roger Waters até hoje. Ou seja, Storm criou um símbolo em 1977 que
vive até hoje no imaginário roqueiro.
fonte original- revista rolling stone
Nenhum comentário:
Postar um comentário