sábado, outubro 20, 2012

Jack Bruce pela primeira vez no Brasil

Jack Bruce ao centro com seu baixo vermelho & His Big Blues Band 
O baixista/vocalista Jack Bruce, do lendário power trio Cream, vai se apresentar no Brasil pela primeira vez. Tocou no Cream ao lado das “feras“ Eric Clapton (guitarra/vocal) e Ginger Baker (bateria). O trio ficou famoso por incendiárias apresentações ao vivo, com grandes momentos de improvisação e puro talento, onde os músicos literalmente digladiavam-se com os instrumentos. Uma espécie de competição entre eles. Nestas improvisações mostravam suas influências que iam do mais puro blues ao free jazz, mas com a essência do hard rock. Antes do Cream, tocou no Manfred Mann e com o ícone do blues inglês John Mayall. Após o Cream esteve no Lifetime, onde tocou com o grande baterista de jazz&fusion Tony Williams. Participou também do poderoso trio West, Bruce & Laing. Atualmente está com seu novo projeto Spectrum Road, ao lado do guitarrista Vernon Reid (Living Coulor), do tecladista John Medeski (do trio Medeski, Martin & Wood) e da baterista Cindy Blackman (esposa de Carlos Santana). Após tocar com tantos músicos de alto quilate, achei interessante mostrar um trecho de uma reportagem do Estado de São Paulo, conduzida por Jotabê Medeiros, que é uma curiosidade muito comum para os amantes da música. Abre aspas para a pergunta feita para Jack Bruce: Pergunta – Há uma diversão muito frequente entre críticos de música, que é fazer listas. E o baterista Ginger Baker, seu ex-colega de Cream, sempre está no topo como o melhor baterista de todos os tempos. O sr. o considera o melhor? Resposta  - "Eu sempre digo que a música não é igual ao futebol. Não é uma competição. Mas bateristas são muito competitivos. Ginger está entre os melhores, é fato. Há outros fabulosos. Gosto demais de Tony Williams e Billy Cobham. E de Simon Phillips e Ringo Starr. E Aynsley Dunbar, um belo baterista. Cada um deles é grande de um jeito único. Se me perguntasse qual o maior com que já toquei, eu diria Tony Williams. Mas se me perguntasse qual o maior do rock, seria Ginger Baker".


Jack Bruce ao centro no Cream

Fiz aqui um breve relato da sua trajetória para termos a dimensão da sua importância para a história da música pop e rock em geral. Considero Jack Bruce um dos músicos mais importantes para o Rock And Roll. Revolucionou na maneira de tocar o baixo. Tocava-o como se fosse um guitarrista. Por toda essa diversidade musical/cultural que notamos em seus projetos, devemos esperar um grande show. Muito instigante!  Vem ao Brasil com a banda His Big Blues Band formada por Jack (vocais, baixo e piano), Tony Remy (guitarra), Frank Tontoh (bateria), Paddy Milner (piano, teclados), Nick Cohen (baixo), Winston Rollins (trombone), Derek Nash (sax tenor) e Paul Newton (trumpete). Segue abaixo os locais dos shows inéditos:
São Paulo – Teatro Bradesco – Dia 24 de Outubro de 2012 quarta-feira às 21 hs - Rua Turiassu, 2100 - 3° Piso / São Paulo / SP
Porto Alegre – Teatro do Bourbon Country– Dia 26 de Outubro de 2012 – sexta-feira às 21 hs.
Ingressos já a venda em www.ingressorapido.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário