terça-feira, outubro 02, 2012

Alice in Chains Facelift(1990)

Salve Salve StockRockers!
Antes de falar sobre o álbum vamos fazer um retorno a 1987 só pra gente lembrar algumas coisas sobre ''Alice in Chains".


Alice in Chains é uma banda norte-americana de rock formada em 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell. Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal, glam rock e hard rock , A banda alcançou fama internacional como parte do movimento grunge do início dos anos 90, ao lado de bandas como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam. É uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 1990, tendo vendido aproximadamente 15 milhões de álbuns ao redor do mundo, além de ter dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of Flies e Alice in Chains), 11 singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e seis indicações ao Prêmio Grammy.Vamos ao Álbum:

Facelift é o primeiro álbum da banda de Seattle Alice in Chains após assinar contrato em 1989. Foi lançado pela Columbia Records em 21 de Agosto de 1990 e emplacou a banda ao sucesso!Foi um marco e está entre os principais discos do movimento grunge, formado por canções cheias de significado latente de emoções e sentimentos, unidos ao instrumental e vozes tão característicos da banda.Após sua formação em 1987 sob um som glam rock e passado por modificações quanto ao nome e posteriormente o enfoque da banda, o Alice in Chains já possuía uma base de fãs em Seattle, Washington, e com o crescente interesse de gravadoras pela cena local após bandas como Soundgarden e Mother Love Bone terem assinado contrato, o Alice in Chains logo chamou a atenção.Em 1989, o grupo entrava em estúdio a fim de gravar seu primeiro álbum, a ser lançado de forma independente.
Durante as gravações, foram abordados pelas empresárias Susan Silver e Kelly Curtis que prometeram que conseguiriam suprir as intenções da banda em assinar contrato com uma grande gravadora. Vários representantes de gravadoras vieram a um concerto da banda em que o vocalista Layne Staley os espantou, exceto um: Nick Terzo, da Columbia Records. Pouco depois a banda assinava com a gravadora e entrava em estúdio para gravar seu álbum de estréia.O título original do álbum era "Gash", que encontrou recusa por parte da gravadora. Então, foi escolhido o nome "Facelift" devido ao fato de muitas das canções escritas pelo Alice in Chains anteriores a gravação do álbum terem sido excluídas no estúdio e sucedidas por canções que se distinguiam drasticamente em estilo àquelas originalmente planejadas para o álbum.
O álbum tem 12 faixas,porém tem uma faixa chamada "Killing Yourself" que foi incluída no EP "We Die Young".O restante das faixas vocês podem curtir no player.Facelift foi bem recebido pelo público e a banda começou turnê com Iggy Pop em novembro de 1990, apresentando as canções "Dirt" e "Rooster" ao público, que não dá a mínima. Em dezembro, o concerto lotado no Moore theater, em Seattle, é gravado pelo diretor Josh Taft e lançado como
LAYNE STALEY(1967-2002)
Live Facelift, o primeiro lançamento em vídeo do grupo.Enquanto isso, o álbum produz o inesperado hit "Man in the Box", tendo uma escalada de 26 semanas até o Top 20 e cujo vídeo recebeu grande exibição na MTV.Tendo suporte de turnê com Extreme, Megadeth em algumas datas, depois com a turnê Clash of the Titans (que contava com Slayer, Anthrax e Megadeth), e após, Van Halen, Facelift chegou ao disco de ouro!!
Eu,particularmente,sou um pouco suspeito para comentar qualquer coisa a respeito dessa banda ou de qualquer álbum pois sou fã e assim como milhões de fãs, sentimos até hoje a morte de Layne Staley em 20 de abril de 2002.Felizmente a banda está de volta e espero que recupere a pegada inconfundível que a banda sempre teve! Keep On Rocking!


Por:Taturana

Um comentário:

  1. Tenho esse álbum em vinil, e realmente é um dos álbuns mais representativos da cena "grunge"!

    ResponderExcluir