quarta-feira, setembro 05, 2012

Fender Telecaster Nashville B-Bender

Olá hoje vamos falar de um dos modelos da Telecaster, que a propósito é a primeira¨solid guitar¨fabricada em série,a Fender Telecaster Nashville B-Bender. O nome nos remete ao Country /Country Rock na sua concepção sim , mas sua versatilidade vai além de qualquer fronteira.
O que é o B-Bender? Trata-se de um dispositivo preso à corda Si, e que é acionado ao empurrar a guitarra pra baixo. Num movimento um pouco mais enfatizado quando se faz um Bend, mas ¨aquele¨ Bend. O acionamento se dá com o tal movimento já que a outra extremidade é presa ao strap button.

Parece uma Nashville normal. Mas, um estranho furinho no tampo denuncia algo mais. É só olhar abaixo da ponte para descobrir.

Criado em 1967, pelos músicos Gene Parsons (Flying Burrito Brothers, Nashville West e etc) e seu colega Clarence White (Nashville West, The Birds e etc.). Eles tentaram fazer isso se tornar mais comercial, mas o fabricante não levou muito a sério a maluquice.

Antes disso os inventores instalavam o sistema sob encomenda, a freguesia contou com o Jimmy Page, Albert Lee entre outros. Curiosamente sua primeira série saiu em 1996.

No vídeo você poderá entender bem como funciona o dispositivo B-Bender.
por:vermelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário