domingo, setembro 02, 2012

Álbuns para mergulhar no Stoner Rock - Parte 1

 Para iniciar a postagem de hoje, gostaria de deixar claro que não se trata de uma lista. É somente uma sugestão de discos de qualidade, para os ouvintes/amigos que por ventura queiram ingressar no Universo Stoner. Através desse roteiro, os amigos poderão ter uma panorâmica da cena, conhecer um pouco da sua história. Uma cena com berço nas areias no deserto da Califórnia. Espalhou-se pelo mundo afora. As bandas Stoner bebem na fartissima fonte do rock setentista, com influências obvias como Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, MC5, Hawkwind, entre outras. As não tão obvias como: Buffalo, Sir Lord Baltimore, Uriah Heep, etc. A caracterísitca da sonoridade Stoner, são riffs pesados, guitarras distorcidas, instrumental por vezes com um andamento arrastado. Muitas vezes com clima psicodélico&lisérgico.  Isso de maneira alguma é uma regra! Evidente que cada banda tem seu estilo e busca suas direções! As bandas Stoner vieram resgatar a originalidade e atitude das genuinas bandas de rock. Não há nenhuma classificação. Coloquem os cintos de segurança ou não. Boa viagem!!!

"Blues For The Red Sun" - Kyuss

Origem: Palm Springs – California – EUA
Lançamento: 1992
Um dos maiores pilares do estilo. Creio que Kyuss e “Blues For The Red Sun” são os grandes responsáveis pelo surgimento do rótulo Stoner Rock. Referência para muitas bandas atuais. Rock pesado. Música underground, sem apelo comercial. Sonzeira com berço nas festas do deserto. Exala estrada, poeira e liberdade. 
 
 
"Spine Of God" - Monster Magnet


 
Origem: New Jersey – EUA
Lançamento: 1991
“Spine Of God” é considerado ao lado de Blues For The Red Sun, um dos pilares do chamado Stoner Rock. É o primeiro álbum do Monstrinho Magnético, e apresenta uma sonoridade Space Rock. Faixas mais longas e pra lá de “viajandonas”. Há uma nítida influência de Hawkwind.  Ao compararmos a sonoridade destes pilares do Stoner Rock, somente para distinguirmos, vamos fazer um exercício de imaginação:“Blues For The Red Sun” - Kyuss : imagine um carro turbinado, estrada, poeira e alta velocidade. Apresenta uma sonoridade num estado mais bruto/concentrado do Rock."Spine Of God” – Monster Magnet : imagine uma nave sucateada, espaço sideral e poeira cósmica. Apresenta mais elementos sonoros mesclados/incorporados em sua sonoridade. Embora bebendo na fonte setentista, mostra uma roupagem mais contemporânea. 
 
"The Atomic Bitchwax I" - The Atomic Bitchwax
Origem: New Jersey – EUA
Lançamento: 1999
Banda formada por Ed Mundell (guitarrista do Monster Magnet). O som do Atomic Bitchwax revisita o cenário hard rock dos anos 70, mostrando muito peso, uma nova roupagem, uma nova dinâmica, dando um enfoque diferente.  Os músicos se degladiam com os instrumentos, formando uma imensa muralha sonora de muita qualidade. A maioria das músicas é somente instrumental, poucas tem vocal.  Envolvente!  Considero uma pedra preciosa do rock! Som de gente grande!
"Hisingen Blues" - Graveyard
 
Origem: Suécia
Lançamento: 2011
Essa é outra banda que bebe na fonte do hard rock dos anos 70 com extrema competência.  “Hisigen Blues” consegue transportar o ouvinte àquela atmosfera mágica do hard rock dos anos 70. Encontramos no álbum riffs pesados e contagiantes, muita psicodelia, e também podemos notar uma forte influência do Blues. Ao fazer audição, fica nítida a identidade com o Stoner Rock. Bandas como: Kyuss, Nebula, Monster Magnet, Atomic Bitchwax podem vir a sua mente.  Hisingen Blues foi presença constante nas listas de melhores do ano 2011 de revistas, sites e blogs em todo o mundo, incluindo a da respeitadíssima revista inglesa Classic Rock. 
"Charged" - Nebula
 
Origem: California - EUA
Lançamento: 2001
Power trio formado na Califórnia por Eddie Glass (guitarra e vocal), Ruben Romano (bateria) e Mark Abshire (baixo), após saírem da banda Fu Manchu. Lembrando que o Fu Manchu  também é considerada uma banda de Stoner Rock.  Com certeza levaram consigo muito da sonoridade do Fu Manchu. “Charged” lançado pelo charmoso selo Sub Pop (gravadora independente que contratou nomes como: Nirvana, Soundgarden, e lançou várias bandas do grunge e rock alternativo), é puro Stoner Rock.  O álbum esbanja atitude, autenticidade e garra. Instrumental em alta voltagem que transmite muita adrenalina. O Nebula é cultuado pelos skatistas e amantes dos esportes radicais. A faixa “Giant” entrou na trilha sonora dos games "Tom Hawk's Pro Skater 4" e "NHL 2k7".
 
obs: Lembrando que domingo que vem, continuaremos com a 2ª parte dos álbuns!
 
Por Juniorock
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário