quarta-feira, agosto 22, 2012

Jeff Beck e suas guitarras(parte I)

Salve amigos das seis cordas! Hoje resolvi falar de um dos ícones da guitarra, um cara que sempre foi referência,um dos melhores em todos os tempos.Porém nunca alcançou o sucesso total como caras contemporâneos a ele,  Page e Clapton, apesar de toda a coencidência em suas carreiras.
Jeff Beck foi homenageado  no Classic Rock Roll of Honour 2011, promovido pela revista inglesa Classic Rock. O guitarrista terá sua história celebrada com o prêmio 'Living Legend' ('Lenda Viva').
Seu modo de tocar é inconfundivel,seu som é muito peculiar as vezes ultra refinado outrora agressivo.Mas existem alguns detalhes técnico que colaboraram para que isso acontecesse. 
Vamos falar da Les Paul Chocolate 55, que tem uma história muito interessante e fez história com o mestre Jeff Beck.
Em 1974 um rapaz entrou numa loja de instrumentos no Mississipi, a Starz Guitarz, e fez a encomenda: "Quero o acabamento desta guitarra em Chocolate Brown, troque as peças cromadas por douradas, coloque um par de Humbuckers Gibson, pretos, sem cobertura e remodele o braço, para que fique mais fino".O rapaz tinha em mãos uma Gibson Les Paul Goldtop '55. Quando voltou para buscar sua criação o sujeito não gostou do que viu e a guitarra acabou ficando na loja.Algumas semanas depois Mr.Jeff Beck, que estava gravando no Transmaximus Studios de Steve Cropper, aparece na Starz. Ele estava atrás de uma nova Les Paul para substituir a que lhe havia sido roubada. Jeff experimentou várias, mas nenhuma lhe agradou. Perto da desistência, resolveu experimentar a Les Paul reformada. Amor ao primeiro bend.Jeff levou a guitarra e com ela excursionou com o Beck, Bogart and Appice e gravou o antológico Blow By Blow (produzido por George Martin) .
Um detalhe importante sobre esta guitarra é para as sessões de Blow By Blow, Jeff queria uma Les Paul que pudesse soar como uma Strato, assim o circuito antigo Gold Top ganhou uma chave que dividia os Humbuckers em 2 single coils, possibilitando ao guitarrista optar pelo timbre desejado.Mas nem sempre temos um final feliz.Poucos anos depois, Jeff Beck acabou voltando a Starz Guitarz procurando por outra Les Paul. Sua Chocolate Brown havia se acidentado nas mãos de um roadie e o braço partiu no meio. 

Para pensar: Até onde fuçar ,alterar,personalizar da certo? Aqui temos um bom exemplo.
Até a próxima
por :vermelho
fonte:vintage guitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário