quarta-feira, fevereiro 08, 2012

StockGuitar:Tube Screamer Ibanez impacto e expressão

Salve StockGuitars! A postagem de hoje trás um ícone dos pedais de efeito,impacto e expressão que revolucionaram a industria e o rock. 
O Tube Screamer projetado inicialmente por  S. Tamura no final dos anos 70,veio com objetivo de distorcer o sinal simetricamente, e não assimetricamente, como uma válvula faz. 

Ibanez e sua matriz, a Hoshino, eram infames no final dos anos 60 e começo dos 70 pelas suas cópias mais baratas de Fender, Gibson e Rickenbacker. Sem surpresa, também adicionou pedais ao seu line-up na metade da década de 70. Esses pedais eram feitos na verdade pela Nisshin, uma companhia japonesa que produzia captadores para algumas guitarras Ibanez. Num acordo comercial curioso, a Nisshin foi permitida a comercializar sua própria linha de efeitos, que eram idênticos aos que produzia para a Ibanez, e foram vendidos com a marca Maxon. No final dos anos 70, a Nisshin estava desenvolvendo o primeiro Tube Screamer – o célebre TS808 que estreou em 1979 e foi popularizado posteriormente por Stevie Ray Vaughan, entre outros. De acordo com o antigo gerente de produtos da Ibanez, John Lomas, quando o Tube Screamer foi criado, a Roland , uma grande competidora japonesa, estava produzindo o Boss OD-1OverDrive e já tinha uma patente sobre clipagem assimétrica em amplificadores solid-state. Isso fez a Nisshin usar clipagem simétrica no Tube Screamer. Esse foi o grande diferencial do Tube Screamer, o resultado sonoro cativou grandes guitarristas.

O TS808 tem um controle de Tonalidade, um chip comum de circuito integrado JRC 4558D, e um footswitch  retangular pequeno. “O Tube Screamer foi o primeiro pedal que eu vi que tinha um Circuito Integrado nele,” diz Lomas. “Todos os overdrives anteriores ao Tube Screamer eram construídos em torno de transistors”. Lomas sustenta que o doce e vocálico som de frequência média pelo qual o TS808 é conhecido, tem tudo a ver com o chip IC JRC4558D – o que explica porque Lomas e muitos aficionados por overdrive  preferem o som do original a outras permutações do pedal que surgiram ao longo dos anos.


Modelo:TS 808

Série: Ton Ten
Configurações:Overdrive,tone e level.
Fabricação: Japão de 1979 - 1981


matéria original:pedalmaniacs.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário