quarta-feira, novembro 02, 2011

StockGuitar:Jeff Beck e suas guitarras (parte II)


Salve amigos das seis cordas! Continuando com as guitarras que o gênio Jeff Beck tem em sua imensa coleção ,hoje vamos falar também de uma mutação, na primeira parte trouxemos a vocês a lendária Les Paul Chocolate lembram? Então hoje confiram a Tele-Gib 1974.
A Tele-Gib 1974 parece ter sido um ano especial para a generosa coleção do guitarrista. Desta vez, Jeff estava emLondres, gravando com o Beck, Bogart & Appice. O estúdio da CBS ficava a duas quadras da Fender Soundhouse, onde trabalhava o jovem Seymour Duncan. O próprio Seymour conta que, na ocasião, quando ficou sabendo que seu ídolo estava na área quis presenteá-lo com uma nova guitarra. "Eu queria oferecer a Jeff um instrumento que tivesse o timbre de uma Les Paul, porque eu adorava o som que ele tinha no álbum Truth. Eu não tinha grana pra uma Les Paul, então montei a Tele-Gib para ele. . ."

A Tele-Gib começou como uma Telecaster '59, com escala em rosewood. A guitarra havia sofrido algumas modificações e estava em péssimo estado. Seymour começou removendo a escala destruída e em seu lugar colocou uma escala em maple, cortada a mão. Manualmente também, Seymour fez os cortes para os trastes. Optou por instalar trastes largos, tipo Gibson.O próximo passo era encontrar algum material para cortar o escudo. Uma fábrica de plásticos perto dalí resolveu o problema. Escudo cortado e posicionado, era hora dos captadores.Seymour, em algum lugar, conseguiu um par de PAF '59 de uma Gibson Flying V toda arrebentada, que havia pertencido a Lonnie Mack. Os captadores haviam sido danificados na remoção das coberturas. Seymour resolveu enrolá-los a mão. "Usei um arame mais espesso para o captador do braço. No captador da ponte, usei um arame mais fino por que eu precisava de umas voltas extras ao redor da bobina para aumentar a sustentação, os harmônicos e a saída." O captador do braço era 'zebrado' preto e creme e o da ponte era todo creme.

Os captadores foram colocados no escudo com um par de máscaras de humbucker (neck) creme, também da Gibson.Seymour tinha uma ponte de Tele com os saddles em bronze que ele havia ganhado de Roy Buchannan e resolveu que era hora de fazer bom uso do presente. A ponte foi cortada para que o PAF '59 pudesse ser instalado.Seymour ainda desmontou um telefone velho para suprir algumas peças para a montagem do seletor e dos controles de volume e tonalidade. Finalmente a ¨mutação¨ foi entregue. Jeff adorou o instrumento. Como agradecimento, o guitarrista entregou a Seymour um saco com três Fenders antigas e disse: "Escolha uma e conserte as outras duas." E foi assim que a Telecaster Esquire que Jeff usou nos Yardbirds foi parar nas orgulhosas mãos de Seymour Duncan. Bem, voltando a Tele-Gib, Jeff usou-a no Blow by Blow e, junto com a Chocolate Brown, essa passou a ser sua guitarra principal até ele optar novamente pelas Stratocasters.

por:vermelho
fonte:vintage guitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário