domingo, outubro 02, 2011

Trilhas do Rock: Vanishing Point - 1971

O filme tem como cenário o imenso oeste norte americano, com aquele emaranhado de maravilhosas autoestradas (as famosas “highways”) que dá fissura de pisar fundo no acelerador do carro, aquelas pequenas cidades de beira de estrada, paisagens desérticas, e habitadas por uma variedade de personagens que se encontram nos vilarejos, bares e nas comunidades hippies (comuns nessa época nos EUA).  Um elemento fundamental do filme é o Dodge Challenger Branco ano 70 (famoso Dodjão) turbinadíssimo. Sinopse: Conta a história de Kowalski , (interpretado por Barry Newman), um ex-fuzileiro e herói da guerra do Vietnã,  que trabalha para uma oficina fazendo entregas de carros, e precisa levar esse Super Dodge Branco da cidade de Denver até São Francisco.  Kowalski  aposta com um amigo, que levará esse carro em menos de 15 horas. Então fica óbvio que nosso herói vai sentar o “pé” no acelerador para cumprir o prazo! Durante o trajeto Kowalski comete uma pequena infração, pois está sempre em altissima velocidade e nada o faz  parar; passa então a ser perseguido pela policia rodoviária de 3 estados americanos.

Kowalski conta com a ajuda do DJ cego Super Soul (interpretado por Cleavon Little) , que dá dicas de onde a policia se encontra. Vanishing Point de 1971, saiu com o título “Corrida Contra o Destino” aqui no Brasil , com direção de Richard C. Sarafian, é um road movie que se tornou um cult. A trilha sonora é um caso a parte, devido a música “Freedom Of Expression” composição de Jimmy Bowen, que ficou famosa por ser o tema de abertura do Globo Repórter desde o inicio dos anos 70. Nos créditos consta The J.B. Pickers, e os músicos que gravaram o tema, são contratados de estúdio. Surgiram muitas rumores  sobre a autoria dessa faixa, até o nome do Pink Floyd veio a tona. Autoria é mesmo de J.B – Jimmy Bowen.

Na realidade a trilha sonora se tornou um “fetiche” para muitos colecionadores. A trilha sonora como um todo, não é essas maravilhas no meu ponto de vista. Tem músicas country, soul, algumas mais pop e rock and roll. Destaque também para “Mississippi Queen” do Mountain.


 1. Super Soul Theme - The J. B. Pickers
2. Girl Done Got It Together - Bobby Doyle
3. Where Do We Go From Here - Jimmy Walker
4. Welcome To Nevada - Jerry Reed
5. Dear Jesus God - Segarini & Bishop
6. Runaway Country - The Doug Dillard Expedition
7. You Got To Believe - Delaney & Bonnie & Friends
8. Love Theme - The Jimmy Bowe Orchestra & Chorus
9. So Tired - Eve
10. Freedom Of Expression - The J. B. Pickers

11. Missisippi Queen - Mountain
12. Sing Out For Jesus - Big Mama Thornton
13. Over Me - Segarini & Bishop
14. Nobody Knows - Kim & Dave
Abaixo segue video da música "Freedom oF Expression" (Tema do Globo Repórter) um clássico do rock progressivo com suas guitarras narcóticas e pulsantes, um instrumental de altissimo nivel.

Por Juniorock

Nenhum comentário:

Postar um comentário