domingo, setembro 18, 2011

Trilhas do Rock: Piratas do Rock

"The Boat That Rocked".O filme é inspirado no movimento das rádios não oficiais (piratas) que surgiu na Inglaterra nos anos 60. Aliás, o termo rádio pirata teve origem nessa época, e eram as rádios instaladas dentro de navios, que navegavam na costa britânica, porém fora do controle das milhas marítimas. Essas rádios foram idealizadas e montadas por jovens que não aceitavam o monopólio do Governo Inglês, além de não suportarem a programação destas rádios tradicionais inglesas. A intenção destes pioneiros era divulgar o movimento da contra cultura, o recente rock and roll que explodia no mundo e a música pop. Para a transmissão ser considerada Legal, o navio tinha que estar em águas consideradas internacionais, onde a legislação inglesa não tinha validade. Enredo do Filme: Conta a história de amigos DJs que montam uma rádio num navio de pesca atracado da costa inglesa. Nessa época a poderosa BBC só transmitia 2 horas de música pop por semana. Com uma programação 24 horas dedicadas ao rock e a música pop, o sucesso é imediato.

A trama se desenrola mostrando a rotina dos personagens dentro do navio. Os personagens são caricaturas estereotipadas, uma visão superficial num clima descontraído, até certo ponto infantil do que realmente ocorreu naqueles anos dourados e rebeldes da contra cultura nos anos 60. Mas trata-se de um filme muito bem humorado, que deixa você em alto astral! Há personagens interessantes como o Dj Gavin (interpretado por Rhys Ifans) que faz o locutor rockstar sedutor, Dj Conde (interpretado por Philip Seymour Hoffman), Dj Bob (interpretado por Ralph Brown) o chapado locutor das madrugadas, entre outros. Com direção de Richard Curtis, o filme lançado em 2009, tem duração de 117 minutos, gênero comédia, é uma ficção inspirada na história das rádios piratas.
A trilha sonora é deliciosa. No filme, as rádios piratas tocam bandas já consagradas e monstros sagrados do rock que estavam surgindo na época, como: The Kinks que estourava a boca do balão, The Beach Boys, Jeff Beck, Moody Blues (com a belíssima orquestrada“Nights In White Satin”), The Hollies, Procol Harum (com a super balada romântica “A Whiter Shade Of Pale”), Cream (com a psicodélica, colorida e contagiante “I Feel Free”), Jimi Hendrix (com a magia de “The Wind Cries Mary”), The Who (com o hino “My Generation”), The Turtles e muito mais. Observem que somente  "Let's Dance" de David Bowie é do anos 80, curiosamente a única faixa que está fora do que rolava na época. 
Ao assistir o filme ouvindo a trilha sonora, dá fissura de sair procurando lojas e sebos de discos, atrás de tudo que está rolando na rádio! A trilha é uma pequena história da explosão do rock, e da música pop em geral. Um banquete especial para ser degustado pelos amantes da música! Abaixo trilha sonora completa do filme!
obs: não esqueçam de dar pause no player da rádio
01.Stay With Me Baby - Duffy
02. All Day And All Of The Night - The Kinks
03. Elenore - The Turtles
04. Judy In Disguise (With Glasses) - John Fred & His Playboy Band
05. Dancing In The Street - Martha Reeves And The Vandellas
06. Wouldn't It Be Nice - The Beach Boys
07. Ooo Baby Baby - Smokey Robinson
08. This Guy's In Love With You - Herb Alpert & The Tijuana Brass
09. Hi Ho Silver Lining - Jeff Beck
10. I Can See For Miles - The Who
11. With A Girl Like You - The Troggs
12. I'm Alive - The Hollies
13. Yesterday Man - Chris Andrews
14. I've Been A Bad Bad Boy - Paul Jones
15. Silence Is Golden - The Tremeloes
01. Friday On My Mind - The Easybeats
02. My Generation - The Who
03. I Feel Free - Cream
04. The Wind Cries Mary - Jimi Hendrix
05. A Whiter Shade Of Pale - Procol Harum
06. These Arms Of Mine - Otis Redding
07. The Happening - The Supremes
08. Cleo's Mood - Jr. Walker & The All Stars
09. She'd Rather Be With Me - The Turtles
10. 98.6 - The Bystanders
11. Sunny Afternoon - The Kinks
12. Father And Son - Cat Stevens
13. Nights In White Satin - Moody Blues
14. You Don't Have To Say You Love Me - Dusty Springfield
15. Stay With Me (Baby) - Lorraine Ellison
16. This Old Heart Of Mine (Is Weak For You) - The Isley Brothers
17.
Let's Dance - David Bowie


Por Juniorock

4 comentários:

  1. CARA DEMAIS ESTE FILME SHOW EA TRILHA SONORA QUEBRA TUDO

    ResponderExcluir
  2. MUITO SHOW ESTE FILME EA TRILHA SONORA QUEBRA TUDO

    ResponderExcluir
  3. O filme é imperdível. a trilha sonora é e sempre será a trilha sonora da nossa vida, não importa quanto, onde e quando.

    ResponderExcluir