domingo, agosto 07, 2011

Trilhas do Rock

Aos domingos, a cada 15 dias, estaremos falando sobre trilhas sonoras de filmes. Evidente que serão trilhas sonoras onde o Rock estiver presente. São dois temas apaixonantes interligados (rock e cinema).Neste domingo vamos falar sobre o filme "School Of Rock". Ficha Técnica: Titulo Original: "School Of Rock"; Lançamento: 2003; Direção: Richard Linklater; Atores: Jack Black, Mike White, Joan Cusack, Sarah Silverman, Miranda Cosgrove, Joey Gaydos Jr , Kevin Alexander Clark, Rebecca Brown e outros.
O enredo do filme conta a história do personagem Dewey Finn (interpretado de maneira brilhante pelo excelente Jack Black), que é um roqueiro convicto expulso de sua banda chamada No Vacancy. Finn mora no mesmo apartamento com seu amigo Ned Schneebly e sua namorada. Sem grana, deprimido, cheio de contas a pagar, e pressionado pela namorada do amigo;  resolve assumir o posto de professor substituto (Finn se passa por Ned Schneebly) numa daquelas escolas tradicionais cheia de regras e disciplinas rigidas. Nessa altura inicia a grande aventura de Finn (um roqueiro se passando por professor). Na sua rotina dentro da sala de aula, Finn fica literalmente “coçando”,  somente matando o tempo para ganhar o seu dinheiro. 

Ao perceber que dentro da turma de alunos, existe talento para a música, Finn muda sua postura de “coçar” e começa a trabalhar! Aí começa uma jornada ao mundo do rock. Dewey Finn desabrocha toda sua paixão, ensinando prática e teoria do rock, história do rock, seus estilos e vários segmentos, grandes roqueiros, grandes bandas,planejamento de shows,vestimentas, iluminação, empresários; enfim tudo que envolve o show bussines do rock n roll. Sua intensão inicial é montar uma banda para participar de um concurso. O filme ainda conta com atuação brilhante dos atores mirins que fazem os personagens de alunos.
"School Of Rock" é uma critica ao sistema burocrático/conservador escolar, o filme nos mostra como uma relação horizontal e mais democrática aluno/professor pode criar uma proximidade que trás resultados surpreendentes. Fala de esperança, de sonhos, de buscar seus sonhos. Mas o que torna o filme tão especial é a trilha sonora que ilustra de forma contagiante as cenas do filme. Somente clássicos, alguns covers e um grande destaque para "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock n' Roll)" (cover AC/DC) que tem a performance envolvente e muito graciosa  das 3 meninas fazendo backing vocals. Quem disse que rock só pode ser feito por marmanjo mau encarado? É um filme que faz vibrar e contagiar até aqueles que não curtem rock!   
obs: não esqueçam de dar pause no player da rádio 

trilha sonora do filme
1) "School of Rock" - School of Rock (4:14)    
2) "Your Head and Your Mind and Your Brain" - Jack Black (0:36) *
3) "Substitute" - The Who (3:47)
4) "Fight" - No Vacancy (2:35)
5) "Touch Me" - The Doors (3:10)
6) "I Pledge Allegiance to the Band..." - Jack Black (0:49) *
7) "Sunshine of Your Love" - Cream (4:10)
8) "Immigrant Song" - Led Zeppelin (2:23)
9) "Set You Free" - The Black Keys (2:44)
10). "Edge of Seventeen" - Stevie Nicks (5:26)
11) "Heal Me, I'm Heartsick" - No Vacancy (4:46)
12) "Growing On Me" - The Darkness (3:29)
13) "Ballrooms of Mars" - T. Rex (4:08)
14) "Those Who Can't Do..." - Jack Black (0:41) *
15) "My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg)" - The Ramones (3:53)
16) "T.V. Eye" - Wylde Rattz, covering Iggy and the Stooges (5:22)
17) "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" - School Of Rock, covering AC/DC (5:51)

obs: O diretor do filme, Richard Linklater, recrutou nos EUA talentos musicais de 13 anos de idade, para tocar o rock'n'roll que caracteriza a trilha sonora do filme, e ainda atuarem no enredo. A trilha sonora foi indicada para o Grammy Awards de 2004 de Best Compilation Soundtrack Album for a Motion Picture, Television or Other Visual Media. Video abaixo, mostra a performance da banda "School Of Rock" (formada pelo ator Jack Black e os atores mirins)
Por Juniorock

Um comentário: