domingo, agosto 21, 2011

Trilhas do Rock - Universo em Fantasia (1981)

Heavy Metal Universo em Fantasia é um dos marcos do cinema de animação. O filme é um desenho animado baseado na revista em quadrinhos Heavy Metal para adultos, que usa temas como a ficção científica e fantasia para fundo das suas histórias. Heavy Metal, a revista, foi fundada em 1977, pelo editor americano Leonard Mogel. De tão encantado que ficou ao conhecer a “Métal Hurlant”, uma revista de quadrinhos francesa de ficção científica, ele não descansou até que conseguisse autorização para traduzir essas histórias e criar uma versão americana da mesma, adotando o nome pelo qual a publicação é conhecida até hoje. Com o tempo, “Heavy Metal” passou a publicar outros títulos europeus e até obras de artistas underground nos EUA. Então em 1981 Mogel realizou seu sonho e transformou as histórias da revista em desenho animado para o cinema, com a ajuda do produtor Ivan Reitman e do diretor Gerald Potterton.

Enredo: São 7 episódios diferentes de animação interligados por um tema. Em todos os episódios o tema central é sobre um globo verde luminoso vindo do espaço sideral, espalhando destruição por toda galáxia. Esse globo luminoso é uma espécie de personificação do mal no Universo. Universo em Fantasia faz uma combinação mágica de animação e heavy metal como trilha sonora. Aliás a trilha sonora é um show a parte, vem com os consagrados Grand Funk Railroad, Nazareth, Cheap Trick, Blue Oyster Cult, Sammy Hagar antes de entrar para o Van Halen, o pai do heavy metal Black Sabbath (nessa época com Dio no vocal) entre outros.
Don Felder (ex guitarrista dos Eagles) comparece com a excelente “Takin’ Ride” e “All Of You” essa faixa numa linha que faz lembrar Pink Floyd. O  alternativo/underground Trust, uma banda francesa veio com “Prefabricated” uma sonzeira nervosa ao melhor estilo punk rock. Stevie Nicks ex-vocalista do Fleetwood Mac vem com uma balada mais pop "Blue Lamp". Numa época em que não havia os recursos tecnológicos da atualidade, as animações, os desenhos são uma verdadeira obra de arte, realizadas por grandes artistas. Paisagens fantásticas, surreais, personagens bizarros. Universo em Fantasia se tornou um Cult do cinema e de toda uma geração. Vale lembrar que é uma animação voltada para um público mais adulto, uma vez que tem cenas de sexo, violência e drogas. Para vocês que já conhecem é uma oportunidade para matar as saudades e alugar o DVD, e para quem não conhece é imperdível,alugue já!

Por Juniorock