quarta-feira, agosto 08, 2012

MXR Distortion + : do pop ao heavy metal.

Hoje vamos falar de um dos efeitos mais usados a DISTORÇÂO, normalmente o primeiro pedal de muitos guitarristas. Afinal como tirar aquele som de guitarra sem ter um pedal desses, e nesse universo imenso da distorção escolhi um pedal que marcou uma época e que até hoje fala alto. 
O MXR Distortion + foi desenhado por Keith Barr (ex-presidente e co-fundador da MXR Inovações) no início de 1970 e desde então fez a sua marca na história da música, provando seu status como um dos grandes clássicos no mundo da distorçãoLendas da guitarra  como o grande Randy Rhoads (Ozzy Osbourne) e Bob Mould (Hüsker Dü / Sugar) fizeram o Distortion + parte de seu som de guitarra .E com mais de 40 anos de vida seu som único    tem encontrado  lugar em inúmeras gravações ao longo de sua história, desde o pop rock ao heavy metal.
Ligeiramente divergindo do  nome  "Distortion +" , o som do pedal é mais um overdrive, sua versatilidade sonora é surpreendente.Sua regulagem te permite combinações incríveis,de maneira pratica .
Os primeiros pedais  Distortion + eram na cor mostarda com a caixa marrom chamado de"script logo", referindo-se ao "MXR" e "Distortion +"  tipo letra escrita  a mão¨,essas primeiras edições de 1973-74 foram construídas  por uma pequena empresa chamada Bud, e são as peças mais procuradas pelos colecionadores.
Depois disso a MXR começou a produzi-lo em grande escala utilizando  caixas de alumínio, mas com nome  "MXR Innovations" na tampa traseira. É preciso abrir o pedal para ver.
O interessante é que esses pedais não vinham com o jack de entrada para fonte, só funcionavam na base das baterias  9 volts.Dizem que os pedais funcionam melhor com baterias ,mas isso é um assunto pra outro dia.E outra parada bem legal nos pedais da MXR , que se você for analisar é   uma coisa até rustica.Os botões de volume e efeito vinham com uma borracha os  envolvendo. Para que você pudesse regular seu pedal utilizando os pés,ao invés de abaixar e fazer isso com as mãos.Agilizando o lado do Guitarrista!   
Hoje é possível encontrar as novas versões do MXR Distortion ,aliás estive vendo nas lojas  exitem  uns relançamentos de séries vintage.
Eu tive um na década de 80 ,quando comecei a tocar que falava muito, além de ser a sensação entre os amigos. Todo mundo queria ter um.
No vídeo a demostração da versatilidade do pedal.Confira! Eu matei a saudade do meu!
Valeu amigos das seis cordas até a próxima.
por: vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário