quarta-feira, julho 13, 2011

Dia Mundial do Rock:Guitarristas e seus equipamentos

Olá amigos das seis corda hoje comemoramos o Dia Mundial do Rock!
Pare para pensar ,o que seria do nosso ROCK sem os emblemáticos guitarristas e suas incríveis máquinas de fazer sonzeiras.Por isso vamos falar de alguns importantes guitarristas e seus ¨brinquedinhos¨. 


David Gilmour o rei da ¨pentatônica¨,mestre da melodia sempre teve olhares, e ouvidos voltados ao som que tirava de sua guitarra.Dentre tantos efeitos contidos em sua pedaleira vamos destacar dois.
Electronic Orange Pig Hoof , um dos pedais que o mestre Gilmour usava.Réplica do Big Muff, chamado carinhosamente de “ram’s head¨ na década de 70. David comprou seu primeiro Pig Hoof em 75,mas foi em 77durante a turnê do ¨Animals¨ que se tornou seu principal pedal de distorção.


David introduziu o ThroBak Overdrive Boost, ou Power Boost Colorsound em sua pedaleira, em 1972, na gravações do novo álbum ¨Eclipse¨, que mais tarde seria lançado como Dark Side of the Moon. Esta foi a primeira vez que David usou um efeito de overdrive dedicado, talvez inspirado por Jeff Beck, que já vinha usando o pedal por alguns anos. O Power Boost tem seu destaque principal nas canções Dark Side of the Moon, Wish You Were Here e Animals.



 Randy Roads  um dos mais influentes guitarristas do Heavy Metal, dono de um estilo inconfundível de tocar, e um som de guitarra matador. Vez história com sua Flying V com acabamento em bolinhas na pintura,construída pelo luthier Karl Sandoval .Equipada com captadores Humbucker  DiMarzio PAF no braço ,e DiMarzio Super Distortion na ponte.
E pra essa belezoca falar contava com dois Amplificadores Marshall JMP 100-Watt Master Volume Head e quatro caixas Marshal 4X12 Loaded With Altec Speakers
Imaginem a pancada na orelha que essa parede deve dar!
Veja todo o esquema do equipamento que Randy Roads usava na época.





Jimi Page um dos mais influentes guitarristas do rock n´roll, embalou gerações com seu riffs matadores e baladas regadas a muita psicodelia.Sua imagem ficou marcada por tocar com sua Gibson EDS 1275 "Double Neck" (dois braços),o braço superior com 12 cordas e o inferior 6. A guitarra possui captadores humbucking, e foi usada ao vivo a partir de 1971. No estúdio foi usada somente na faixa "Carouselambra". Seu  número de série é 911117.
Mas Jimi tinha alguns aliados para ter aquele som de guitarra,um deles é  MXR Blue Box pega o sinal da sua guitarra, acrescenta fuzz, e duplica o sinal em duas oitavas abaixo. Você controla a saída e o mix entre o sinal limpo e o sinal com efeito. 

Usando ele 100% wet é uma experiência, mas seu som é mais reconhecível quando seu controle está mais dry. 
O Blue Box é conhecido por ter uma personalidade caótica que faz de cada ensaio uma experiência única!



Bem por hoje é só, e neste dia especial para nós que amamos o ROCK fica aqui uma mensagem do Stock Rock Radio. 
¨Acredite no seu sonho, faça dele uma realidade.O Rock em nosso país só será maior e reconhecido realmente se todos dermos nossa colaboração,por menor que seja da maneira que for. Faça ROCK! ¨
por:vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário