segunda-feira, junho 27, 2011

LED ZEPPELIN(1969)


Led Zeppelin.A incrível trajetória desta banda que revolucionou o mundo começava em meados de 1966 quando Jimmy Page que começou como baixista da banda Yardbirds.Mas hoje vamos falar sobre um dos mais importantes álbuns da história que influenciaria diretamente todos os estilos que iriam surgir,ou seja qual banda de rock hoje não tem como exemplo o Led?
Led Zeppelin I ou como conhecemos e se comenta nas rodas de rock,Led I foi lançado pela Atlantic em 12 de Janeiro de 1969.
Gravado em Outubro de 1968 e imaginem,35 horas levou para ser finalizado e claro,como era de costume na época,sem frescuras e parafernálias foi gravado ao vivo!Hoje em dia leva-se um ano ou mais para gravar um álbum e mesmo assim muitas vezes o resultado final deixa a desejar!Sem dúvida nenhuma não é o caso desta obra prima!Vamos à ele.


"Good Times Bad Times"[02:46]-Típico som que começa e a gente diz:"Olha,que louco"!De repente entra Jimmy Page com um solo simplesmente nervoso!
"Babe I'm Gonna Leave You"[6:40]-Este até hoje quando escuto fecho os olhos e literalmente "entro em alfa"(risos).Um som meio acústico com Robert Plant destruindo.
"You Shook Me"[6:28]-Nem havia me recuperado do som anterior quando ouço a guitarra de Page rasgando um blues completando com a gaita de Plant na introdução.Plant e Page nas mesmas notas levando um dos blues mais "chorados"que já escutei.John Paul Jones entra com seu orgão,faz um solo fantástico e logo depois Plant mostra que detona na gaita.Page entra com seu solo marcante usando delay e ...simplesmente demais!!O som termina com duelo Plant x Page!!
"Dazed And Confused"[6:26]-Música que se divide praticamente em 3 partes. A 1ª parte contrabaixo lentinho e guitarra usando Wah-Wah e Plant interpreta tão bem que a letra parece tipo "baseado em fatos reais"e claro John Bohan levando a banda praticamente nas costas com sua marcação precisa e fantástica de bateria.A 2ª parte meio psicodélica(maior viagem)e a 3ª parte John Bonham começa detonando no peso seguido de Jones com Page solando....Ufa aí volta tudo para parte um!Espetacular!
"Your Time Is Gonna Come"[04:14]-Órgão tipo Catedral da Sé no começo e na sequência Bonham entra marcando o som.Os vocais muito loucos.
"Black Mountain Side"[02:05]-Violão estilo Folk bem tradicional mostra um pouco das raízes de Page.
"Communication Breakdown"[2:30]-Puro Rock 'n' Roll que Plant rasga a voz com seu poderoso vocal e page faz um solo rapidinho.Animal!
"I Can't Quit You Baby" [04:42]-Mais um blues chorado daqueles com solos de guitarra que nos levam à outro plano!
"How Many More Times"[08:28]-Se podemos dizer o chavão que repetimos por aqui muitas vezes"fechar com chave de ouro"este é o caso deste som que nem vou comentar,senão vai faltar espaço!!


Curiosidade:Vocês sabem qual foi o custo deste álbum?£1.800 libras!!Será que eles tiveram retorno deste investimento?40 e tantos anos depois estão contando a grana ainda(risos).
Sir John Henry Bonham(1948-1980)





Realmente um álbum que sempre vai fazer parte da minha vida e cá entre nós:Existe alguém na face da terra que não curte este álbum?Pelo menos entre os apreciadores do Rock,claro que não!!!Até mais!Keep Rock!!!!
Por:Taturana
Fonte:Rockprog

3 comentários:

  1. Led I é uma referência no mundo do rock. Diria obrigatório numa coleção. Um álbum realmente estupendo, e que nos trás lembranças maravilhosas.
    Juniorock

    ResponderExcluir
  2. Led I é uma referência no mundo do rock. Diria obrigatório numa coleção. Um álbum realmente estupendo, e que nos trás lembranças maravilhosas.
    Juniorock

    ResponderExcluir
  3. Essa aula de rock é indispensável em qualquer coleção. Mais simples que LED impossível, os caras tocavam simples e soavam muito .
    Lanço a pergunta : Quem fazia os riffs do LED,Page ou Bonham?
    Abraços Vermelho

    ResponderExcluir