segunda-feira, junho 13, 2011

Deep Purple In Rock(1970) MKII

Salve Purple maníacos!No StockRock Álbuns de hoje um dos álbuns mais importantes do Hard Rock.Este álbum que mudaria o rumo da banda e também o mundo do rock."In Rock",quarto álbum de estúdio e com a capa inspirada no Monte Rushmore.
Pra gente entender como surgiu esta formação clássica do Deep Purple,vamos dar uma viajada rápida até o ano de 1968(coicidentemente o ano que eu nascia. risos) quando surgia na Inglaterra Deep Purple com Rod Evans(vocais),Ritchie Blackmore(guitarra),Jon Lord(teclados),Nick Simper(baixo) e Ian Paice(bateria).Esta seria a formação de nome MKI.Uma curiosidade é que nos testes para escolherem o vocal, Rod Stewart estaria tentando uma vaga!!Será que foi rejeitado??Enfim nascia aí uma banda que mudaria o mundo e particularmente minha vida também!
Com o estilo agressivo de Blackmore nas guitarras e com Led Zeppelin e Black Sabbath conquistando espaço, o Deep Purple não poderia esperar mais.Foi quando em Junho de 1969 entrariam na Banda Ian Gillan(vocal) e Roger Glover(baixo) substituindo Rod Evans e Nick Simper.A formação MKII que duraria até 1973.
"In Rock" foi brilhantemente produzido e gravado por Martin Birch que dez anos depois produziria Iron Maiden!
Blackmore durante as gravações disse:"Se não for excitante e dramático não pertence a esse álbum"!!Realmente concordo com Blackmore.
Este não foi o primeiro vinil do Purple que comprei,mas quando comprei na Woodstock discos(lembram?)no centrão de Sampa já estava esperando um disco animal,pois além de venerar o Purple,sabia que seria um bom álbum.
Peguei o bolachão com todo cuidado,coloquei na primeira faixa:
Speed King(5:53)-Um começo arrasador com Blackmore destruindo tudo na guitarra usando seu estilo inconfundível com alavanca e tudo mais quando de repente entra Lord num estilo meio igreja ou barroco nos teclados que me arrepiou.Mas a introdução de voz de Gillan me fez pensar:"Esse cara canta muito".
Bloodsucker(4:13)-Levada hard total que é impossível ficar parado.Gillan consistente mais uma vez e aí"AAhh,No No No"!Mostrando o que estaria por vir.
Child in Time(10:18)-Para mim um hino!!Órgão Hammond estilo igreja de Lord E Gillan abusando de toda sua técnica de falsete.Blackmore entra com seu solo arrepiante que dura 2:30!Animal! E Gillan mostra ao mundo o espetacular vocalista que era.
Flight of the Rat(5:53) -Mais um som que mostra um duelo entre Lord e Blackmore e neste som Ian Paice simplesmente dá uma aula de bateria com viradas incríveis e sempre com a consistência de Glover.
In To The Fire(3:29)-Som com levada marcante e...In to the Fiireee!Divino!
Living Wreck (4:31)- Bateria de Paice com efeito ao fundo.Este som mostra o velho Purple mais parecido com MkI.
Hard Lovin Woman(4:31)-Este som vem para fechar com chave de ouro este espetacular álbum com vocais de Gillan dobrados,Lord e Blackmore levando o som juntos com Glover e Paice seguindo numa perfeita harmonia!!Demais!


In Rock entrou no top 5 (atingindo no.4) no Reino Unido, e permaneceu no top 30 durante mais de um ano e em setembro do mesmo ano (1970), o single "Black Night", chegando ao número 2 no Reino Unido (singles).


Já não é de hoje que curto Deep Purple,sobretudo a formação MkII.Sempre achei Ian Gillan um tremendo vocalista.Hoje em dia além de estar sem voz,ele perdeu aquele grande visual Hard que sempre teve.Uma pena!E quero agradecer meu grande brother Vermelho pois lá pela minha sexta série,mais precisamente no colégio M.M.D.C. na mooca claro, que graças à ele que me apresentou o Purple,fez com que eu tivesse o rock como objetivo de vida!!A partir daquele momento começamos a respirar O Purple!Valeu Vermelho!Até mais!Keep Rock!!
Fonte:Rockprog.com
Por:Taturana

Um comentário:

  1. Caraca mano essa foi demais, no MMDC ou o cara era punk,ladrão ou roqueiro. Descobrimos muitas coisas juntas na nossa jornada de roqueiros mirins. Abraços Vermelho

    ResponderExcluir