segunda-feira, maio 02, 2011

The Stooges - Iggy Pop (1969)

The Stooges é o álbum de estréia da banda norte americana de punk rock do mesmo nome lançado em 1969. É considerado um dos discos percussores do punk rock, influênciando músicos que mais tarde formariam bandas símbolos como Ramones, Sex Pistols e The Clash e contém faixas como "I Wanna Be Your Dog" e "1969" que viraram clássicos imortais, com diversos covers e homenagens de outros grupos. O disco foi produzido por John Cale, conceituado músico do influente Velvet Underground, mas sua mixagem foi desaprovada pela banda e pela gravadora. A versão escutada no disco, contém a mixagem de Iggy Pop e pelo na época dono da gravadora, Jac Holzman.Para seu álbum de estreia, os Stooges tinha a intenção de gravar cinco músicas:

"I Wanna Be Your Dog", "No Fun", "1969", "Ann", e "We Will Fall". Essas cinco músicas eram o repertório dos shows ao vivo e essencialmente a base dos Stooges naquele tempo. As músicas típicas dos Stooges nesse período envolvem 2 minutos de canções compostas seguidas de vários minutos de improvisação. Supondo que as cinco canções normalmente seriam gravadas para cobrir as necessidades para o álbum, a banda foi informada pela Elektra que precisava de mais material. De acordo com Iggy Pop, "Entregamos (a versão com cinco músicas do álbum) e eles recusaram. Eles disseram, 'Não há músicas suficientes!' Então, nós mentimos, e disse: 'Tudo bem, temos muito mais músicas.'Na realidade, os Stooges foram cerca de um dia à frente de si mesmos quando Iggy fez essa afirmação com a Elektra, durante a noite, o grupo escreveu mais três músicas, "Real Cool Time", "Not Right" e "Little Doll", e tocaram pela primeira vez no estúdio.Uma mixagem inicial pelo produtor John Cale (ex-Velvet Underground) foi rejeitada pela Elektra. A mixagem ouvida no álbum foi feita por Iggy Pop e pelo presidente da Elektra Records, Jac Holzman.

Quatro das faixas mixadas por John Cale seriam lançadas mais tarde como bônus na versão do álbum relançada em 2005. Cinco anos depois, todas as faixas mixadas por Cale foram relançadas sem alterações na edição de colecionador do álbum em 2010.Em 2003, o álbum foi classificado o 185º melhor álbum de sempre pela revista Rolling Stone.

Imaginem agora todos nós voltando 40 anos e tentando fazer milagre com as "maravilhas tecnológicas"da época.Esses caras simplesmente revolucionaram.Claro,com Iggy Pop a frente,o que poderíamos esperar.Cá entre nós,vocês teriam coragem de mentir para uma gravadora como eles fizeram?Mentir não é nada...naquele mesmo dia eles iriam compor mais 3 músicas!!!Espetacular!Realmente é de se tirar o chapéu.Iggy Pop e o "The Stogges" é um ótimo exemplo para esta geração que está aí com recursos fantásticos nos quartos e mesmo assim conseguem fazer péssimas escolhas e mixagens.Parabéns Iggy!Keep Rock!!

Este player é para vocês escutarem algumas,como se diz hoje em dia,compilações diferentes até do segundo álbum e algumas regravações!Não esqueçam de dar pausa no StockRockRadio para ouvir este.






2 comentários:

  1. Muito chapado esse álbum! The Stooges faziam uma sonzeira, além da atitude punk.

    ResponderExcluir
  2. porra,quem quer ficar doidão sem usar nada ruim pra saúde é só escutar esse álbum!

    ResponderExcluir