quarta-feira, maio 25, 2011

StockGuitar:Bandas com dois Guitarristas


No começo da história do Rock tínhamos os seguintes títulos: Guitarra Base e Guitarra Solo. A função de um guitarrista já era determinada logo de cara. A banda mais famosa e influente de todos os tempos, os Beatles, tinham essa configuração e até hoje temos exemplos disso, como o Metallica, AC/DC, Scorpions e muitos outros.

Porém, algumas vezes, dois guitarristas solistas se encontram na mesma banda, e o que poderia ser uma grande contribuição para a música se torna um confronto brutal de egos ou uma desordem generalizada.
O que precisa se determinar, a princípio, mesmo em bandas com guitarra base e solo, é a função do guitarrista dentro de cada música. Em alguns casos, duas guitarras fazem os mesmos riffs para se criar uma "parede sonora". Bandas de Metal usam muito esse recurso.

Vamos analisar, por exemplo, uma das maiores bandas de Rock, o AC/DC:
- em muitas canções uma das guitarras entra com o riff principal sozinha para, em outro momento, a outra tocar o mesmo riff, criando assim uma dinâmica crescente.
- em algumas canções, a guitarra solo faz uma intro, enquanto a base faz outra coisa em outra região do braço, complementando o arranjo.
...e assim é a história na maioria das bandas de dois guitarras bem sucedidas.
E quando os dois guitarristas são solistas?
Nós músicos, temos que ter, em primeiro lugar, a consciência de que devemos tocar "para" a banda, então todos terão seu espaço. Algumas músicas serão soladas por um e outras pelo outro guitarrista, ok?
Outra coisa: timbres diferentes e menos carregados ajudam a enriquecer e distinguir o trabalho das guitarras.
A maneira de tocar, é o que mais conta, pois quando tocamos como o único guitarrista, temos que preencher todos os espaços e em banda de dois guitarras o raciocínio é o oposto: economizar para não sujar a música. Nunca exagere no arranjo ou no volume enquanto seu amigo estiver solando.
Bandas como Eagles, Wishbone Ash, Allman Brothers, mostraram ao mundo que duas guitarras solistas podem criar duetos maravilhosos e fazer história. Depois, vieram Thin Lizzy, Iron Maiden para consolidar essa maneira de tocar.
Se você tem muita necessidade de se destacar, tem o ego muito inflado ou não está interessado em ouvir os outros músicos, não chame outro guitarrista para a sua banda, ou melhor, faça alguns playbacks para tocar junto.
por:Fares Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário