segunda-feira, maio 23, 2011

Nevermind - Nirvana(1991)

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana Nirvana, lançado em 1991. Assim que foi lançado, conquistou aclamação da crítica e sucesso de público, vendendo em torno de 26 milhões, 11,5 milhões nos Estados Unidos segundo a RIAA. Este álbum consagrou o Nirvana no mundo todo, famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.



Um ano antes de Nevermind ter sido editado, o som de Seattle já havia sido descoberto e três dos melhores grupos da cena grunge (Mother Bone Love, Alice in Chains e Soundgarden) já estavam contratados pelas grandes gravadoras que passaram a sondar o Nirvana com boas propostas. Graças a Kim Gordon, baixista do Sonic Youth, a Geffen levou a melhor; Gordon recomendou o Nirvana a Mark Kates, diretor do selo, levando-o a assistir alguns shows que o Nirvana fez, abrindo concertos do Sonic Youth. Com a aproximação pessoal, Kates conseguiu contratar o Nirvana com uma proposta bem mais modesta, US$ 287 mil adiantados, contra US$ 1 milhão, feita pela Capitol.
 Dave Grohl, vindo da banda hard-core Scream, de Washington, DC, substituiu Chad Channing, pondo fim à ciranda de bateristas na história do Nirvana. Nevermind foi gravado no Sound City Studios de Los Angeles, com produção de Butch Vig.
Nevermind foi lançado em 24 de setembro de 1991. As lojas de discos americanas receberam um carregamento inicial de 46,251 cópias,Enquanto 35,000 cópias foram embarcadas no Reino Unido, onde Bleach tinha sido bem sucedido. O single líder "Smells Like Teen Spirit" tinha sido lançado no dia 10 de setembro com a intenção de ser um corte de construção de base entre os fãs de rock alternativo, enquanto o próximo single, "Come As You Are", seria a canção que possivelmente angariasse mais atenção. A banda partiu para uma pequena turnê americana quatro dias antes da data de lançamento para apoiar o álbum. A Geffen Records esperava que Nevermind vendesse por volta de 250,000 cópias, que era o mesmo nível que a gravadora tinha conseguido com a estréia do Sonic Youth da Geffen, Goo. A melhor estimativa era de que se todos os envolvidos trabalhassem duro, a gravação poderia ser certificada Ouro em setembro de 1992.
Spencer Helden
Mesmo lançado há  quase 20 anos, Nevermind ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. Recentemente, o canal de TV norte-americano VH1, elegeu Nevermind como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles.
Comentário:Lembro quando comprei este vinil e claro,escutei a primeira música muitas vezes que quase furou o bolachão!Mas eu particularmente gosto muito deste disco inteiro e na minha humilde opinião acredito que este disco influenciou o movimento grunge muito mais do que qualquer outro pelo próprio álbum e também pela figura de Curt Cobain.Uma curiosidade:em algumas cópias de gravação na música "Something in the Way" existe a faixa oculta "Endless,Nameless" que você pode conferir no player como faixa treze.E a capa então?Não é a tôa que esta capa é considerada uma das capas mais loucas da cena rock n roll!E quando estava elaborando esta postagem me dei conta de uma coisa:O Bebê da capa já está com 21 anos.Quando comprei este bolachão já tinha passado disso!!!keep Rock!!

Por:Taturana

Nenhum comentário:

Postar um comentário