Hoje falaremos sobre o uso de drives e distorções nos Multi efeitos.
Analisemos o assunto na visão daquele cara que comprou a pedaleira porque quer ter vários timbres para situações diferentes:
O primeiro passo é o mesmo sempre...deixar a pedaleira bypass e ajustar o timbre da guitarra no ampli no volume que costuma tocar. Ajustar o som com volume baixo e depois arregaçar no palco é a maior roubada. Muda tudo.Se você tem 6, 7 ,10 tipos de distorções (tirando os simuladores), dê um passeio por elas e sinta a característica de cada uma delas, reparando principalmente na equalização. Provavelmente você vai ter alguma preferência. Se você usa guitarras com single coil (statos e teles), os drives vão soar bem em geral, os distortions vão dar mais trabalho. Os drives inspirados no Tube Screamer ou Boss SD-1 vão funcionar bem também com os humbuckers. A regra nesses casos, é não deixar com que o drive mude radicalmente o timbre da guitarra. Se não houver nenhum drive na sua pedaleira que mantenha a equalização natural da guitarra, aí então use um EQ.
O ideal é ser gradativo nos sons sujos, o drive mais fraco soar próximo ao som limpo, o drive médio próximo ao fraco e assim por diante.Uma coisa que devemos observar é o seguinte: não adianta termos drives com timbres muito distintos entre si, pois o baterista vai tocar com a mesma bateria o show inteiro, o baixista provavelmente não vai mudar muito seus timbres durante o show, etc. Então se você achar um som sujo que esteja rolando redondo dentro da banda, baseie-se nele para montar os outros.Um passo importante é ajustar os volumes dos presets sujos com o som bypass, porém essa é uma dificuldade que temos nos multi efeitos, pois uma mudança de ampli, de guitarra ou uma aumentada de volume pode colocar tudo a perder. Para amenizar o problema pode-se usar o pedal de volume.

Ainda não entraremos no assunto Simuladores de Amp.

Grande abraço e não esqueçam de comentar e fazer sugestões.
Por:Fares Junior
Por:Fares Junior
Tenho uma dificuldade com um Captador Hot Rails Da Kent Armstrong, bobina dupla que coloquei na ponte de uma strato da tagima, eu geralmente uso ele para os drives e o som limpo jogo pro braço, mas se caso eu esqueço e jogo pro limpo sem chavear, pronto, ele explode na altura no clean, já o single podrão do braço fica lá na boa, sem alterar a altura. O que fazer???
ResponderExcluirPelo que vejo, o som sujo está ajustado no mesmo volume do captador do braço(single). Sugestões:1)aumente a altura do cap do braço e abaixe o da ponte para que eles fiquem com um volume mais equilibrado. 2)Aumente o volume da distorção e deixe nivelado com o som limpo do Hot Rails e quando usar o single do braço use um booster ou compressor para aumentar o volume dele. 3)Use um pedal de volume e pilote essa explosão. 4)Coloque uma chave para deixar seu Hot Rails single e abra as 2 bobinas só quando usar o drive.
ResponderExcluir