domingo, março 27, 2011

Podcast Clube dos Bateras? Que @#$!* é essa?


Salve tripulantes do Stock Rock, nas últimas semanas tem aparecido aqui chamadas para o Podcast Clube dos Bateras, e tenho o grande prazer de dizer algumas palavras sobre esse projeto. Antes disso devo dizer que sou baterista há 27 anos, mas viciado em música há quase 40, e durante esse período tive o prazer de perceber como a música ouvida influencia no que se toca.

Quando comecei minhas atividades como baterista não existia essa abundância de material disponível, ou seja, sem revistas, sem internet, poucos professores, geralmente conservatórios voltados mais para instrumentos de harmonia e no meu caso sem grana. O jeito então era ouvir, ouvir, ouvir e tentar tocar, e neste caso vale lembrar que não existia a facilidade do CD ou mp3, era no vinil e na agulha, e esse vai e volta geralmente resultava em alguns plecs no bolachão.

Quando sai de Sampa em 2006, me mudando para uma cidade do interior de SP com 28.000 habitantes, resolvi fundar o Clube dos Bateras, e o que fazemos aqui são reuniões para trocar ideias, discutir novas tecnologias, indústria, enfim, conversa de boteco sobre bateria. Mandamos ver em alguns workshops, realizamos uma Semana do Rock e estamos aí. Podcast, segundo o wikipédia, é o nome dado ao arquivo de áudio digital publicado através de podcasting na internet e a junção de iPod "Personal On Demand" com Broadcast (transmissão de rádio ou TV). Quando comecei a dar aulas de batera, percebi que tinha bons alunos, que executavam os rudimentos, liam partituras, mas na hora do improviso não tinham um vocabulário musical, ou seja faltavam referências.

Essa então passou a ser a ideia de produzir o Podcast Clube dos Bateras, trazendo informação musical da maneira como sempre obtive, ouvindo, ouvindo e ouvindo diferentes tipos de música. Note que isso pode se aplicar a qualquer instrumentista, uma vez que boa música possui bons músicos e boas ideias musicais. Semanalmente colocarei um novo episódio do Podcast na página do Clube dos Bateras, com um link aqui no Stock Rock, espero que vocês disfrutem dessa oportunidade, porque aqui tem bala na agulha, ou não me chamariam de Magneto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário