segunda-feira, janeiro 24, 2011

VOLCANIC ROCK - BUFFALO

Esse disco é um verdadeiro “tesouro” escondido dos anos 70. Somente para nos situarmos, “Volcanic Rock” (“Rocha Vulcânica”) é o segundo álbum da banda australiana Buffalo, e foi lançado em Agosto de 1973.
Sabe aquela sensação prazerosa quando você está começando a descobrir/ouvir rock, e acaba descobrindo grandes álbuns como, por exemplo: discos do Led Zeppelin, Deep Purple, Rolling Stones, The Who, Black Sabbath, etc; há um impacto maravilhoso da descoberta, você acaba sendo seduzido, envolvido e fascinado de estar ouvindo essa boa música. Assim aconteceu comigo, quando descobri esse álbum do Buffalo. E descobri recentemente essa pérola!
Muitos devem conhecer, e outros tantos devem estar se perguntando: “Quem é Buffalo?”. Bom, aqui vai uma breve história do Buffalo até a produção desse disco.
O vocalista Dave Tice e o baixista Peter Wells junto de Neil Jensen (guitarra) e Steve Jones (bateria) formam na Inglaterra em 1968 o Head, o que seria o inicio do Buffalo.
Essas caras foram juntos para Austrália, mais precisamente para Sydney em 1970, para tentar novos mercados. Os caras fizeram o caminho inverso, uma vez que na Inglaterra, nessa época, havia inúmeras bandas surgindo, e outras tantos já consagrados monstros do rock. Talvez pela saturação de mercado na Inglaterra, os caras rumaram para uma promissora Austrália. Na Austrália Neil Jensen (guitarra) e Steve Jones (bateria) resolvem abandonar o barco. Foram substituídos respectivamente por: John Baxter (guitarra) e Peter Leigthon (bateria).
Até meados de 1971 a banda ainda se chamava
Head, e por sugestão do empresário Mal Myles da banda, eles resolvem mudar o nome. E passam a se chamar Buffalo.
Em maio 1972 lançam pela gravadora Vertigo (que tinha nomes consagrados como Black Sabbath e Uriah Heep no seu elenco) o seu primeiro álbum chamado “Dead Forever”. Devido à falta de atenção do público e da mídia para “Dead Forever” (primeiro álbum), os caras decidiram parar. Acontece que, até meados do lançamento desse tesouro “Volcanic Rock” o Buffalo estava parado.
Agora vem um fato curioso e importantíssimo. Em janeiro de 1973, o Black Sabbath iria excursionar pela Austrália, e a Vertigo (gravadora do Sabbath e também do Buffalo) resolveu chamá-los para abrir para o Black Sabbath. Sensacional não Stockroqueiros? para os caras do Buffalo e também para o público privilegiado que testemunhou essas apresentações!
Durante a turnê com o Sabbath pela Austrália o Buffalo se fortaleceu e se consagrou na Austrália. E foi assim que nasceu esse álbum sensacional
“Volcanic Rock
!
Com a formação estabelecida com os seguintes músicos nesse álbum:
Dave Tice: vocal
John Baxter: guitarra
Peter Wells: baixo
obs: estava junto desde o inicio com Dave Tice
Jimmy Economou:
bateria
A capa do álbum causou muita polêmica. Uma capa tosca, bem rock ‘ n roll, e também sujeita a várias interpretações. Veja abaixo a capa do “Volcanic Rock”: Um cara pelado, no alto da rocha em erupção!


Esse álbum é uma aula de rock e hard rock. 100% de pureza! Um som barra pesada, malvado, autêntico, psicodélico, e ligado na mais alta voltagem. Com certeza influenciaram muitas bandas. Dizem que influenciaram algumas bandas rotuladas como Stoner Rock. Foi remasterizado e relançado em CD pela gravadora australiana “Aztec Music” em 2005, com 2 faixas bônus. Faixas bônus : Sunrise (versão simples) e Shylock (gravada ao vivo em 1973, em Sydney/Austrália).
Esse álbum conta com riffs pesados e tão contagiantes, que você se surpreende tocando uma guitarra imaginária e balançando a cabeça. (Casos de “Sunrise”, “Shilock”). Tem a hipnótica/psicodélica “Freedom”. Sem contar “Shylock” que é um petardo atômico maravilhoso. Vale à pena conferir!
Qualidade: Clássico do Rock

Faixas:
1) Sunrise 5:02
2) Freedom 9:00
3) Till My Death 5:35
4) The Prophet 7:27
5) Intro: Pound Of Flesh 4:34
6) Shylock 5:55
Bônus Tracks:
7) Sunrise
8) Shylock (live at Hyde Park, Sydney)


Por Juniorock

5 comentários:

  1. mais uma vez JuniorocK o "Junão" mostrou como é um rock setentão tradicional!parabéns mais uma vez e até o próximo álbum!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Junão, Buffalo é de prima! Ouvindo aqui pra matar saudades! Abs, Daniel Alemão

    ResponderExcluir
  3. Srs. grato pelas palavras, e é um prazer estar participando com vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de conhecer a banda recentemente num churrsco na casa do meu cunhado, onde o Junão para uns, Rubinho prá outros me deu a honra e a satisfação em apresentar o Búúúfalo. Depois de alguns goles a banda ficou ainda mais setenta. Ainda bem que temos figuras lendárias e conhecedoras do bom e velho Rock N´Roll como o Junão ou Rubinho prá quem preferir, para sermos agraciados com o que há de melhor em informação e som! Long live Rock N´Roll - Vida longa e próspera ao Rubinho, valeu meu velho!

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Bikudo! Fiquei muito feliz com seus comentários! Apenas vc é meu amigo e é um cara legal de++ !! Assim como ouvimos o Buffalo na casa do alemão, vc poderia levar um disco e colocar pra mim ouvir.
    E esperamos seu álbum ainda hein?! E ainda vamos fazer um artigo juntos!
    abraços véio

    ResponderExcluir