segunda-feira, janeiro 17, 2011

Queen - Sheer Heart Attack 1974

O terceiro álbum do grupo britânico Queen foi um "ou vai ou racha", e hoje todos sabemos que "foi". A banda construiu uma sólida carreira com uma vendagem invejável, 300 milhões de cópias em todo o mundo, e esse número tem sérias chances de aumentar, e muito, com a mudança recente da EMI para a Universal, que relançará toda a discografia que a banda gravou em estúdio até o álbum Innuendo.

Em 1974 os tempos eram outros, Led Zeppelin e The Who ainda estavam em plena atividade, e o Glam Rock de David Bowie e Marc Bolan ainda davam pano pra manga. O Queen, que teve início em 1971, perdeu essa onda do Glam Rock pela demora da finalização do seu primeiro disco Queen em 1973, recomeçaram do zero e lançaram QueenII no início de 1974 e correram atrás do prejuizo. Começaram a ganhar destaque no Reino Unido e armaram uma turnê com o Mott The Hoople, que por ter sido bem sucedida, ganhou uma perna nos EUA. A banda foi para a América no perde e ganha, e lá perdeu. Após poucos shows, inclusive com uma outra banda americana iniciante, o Aerosmith, dividindo o palco na abertura dos shows, Brian May se sente mal, e é obrigado a retornar para casa com hepatite. Com o guitarrista de molho, a banda resolve entrar em estúdio para trabalhar em novas canções, quando tudo parecia ir bem, Brian contrai uma infecção que resulta em um início de gangrena na mão, e mais um tempo no molho. A essa altura, tinha-se a impressão que nada mais daria certo, embrora QueenII estivesse indo bem com as vendas, mas ficar fora do circuito de shows naquele momento não era a melhor coisa, então Brian May se recupera da infecção e é mais uma vez internado as pressas para uma cirurgia de uma úlcera abdominal.
Tudo isso num curto prazo de meses, porém o momento da grupo era mesmo esse, trancafiados no estúdio e com Brian May vivo, finalizam Sheer Heart Attack que vai para as lojas no dia 01 de Novembro de 1974. Com um single em segundo lugar, uma turnê européia com comportamento frenético do público, uma nova ida para o EUA melhor que a anterior, uma passagem pelo Japão, a banda retorna para casa para gravar seu próximo álbum... A Night At The Opera, o resto é história.
Para conhecer como a banda tocou ao vivo na turnê deste álbum, ver fotos e estatísticas ou fazer o download do programa, acesse
mpgArte

por:Pinta

contato@stockrockradio.com.br

3 comentários:

  1. Valeu José Pinta, parabéns pela matéria e pelo podcast. Legal sua participação. Também gostei muito do podcast, pois trás o clima original e intimista das rádios!

    ResponderExcluir
  2. porra ,pintasss espetacular..participe mais do stockrock,man!!!muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Pinta é o padrinho do StockRock,sempre ajudou dando toques de como fazer e tals.Esse lance de blog no começo é complicado.E é o maior fã do Queen que conheço, tem o singélo apelido de MAGNETO dado por nós porque o cara não deixa passar nada.Ele tem que no seu arquivo pessoal.
    Bela matéria e inovando como sempre o PODCAST tirou ca cartola.
    Abraço
    VERMELHO

    ResponderExcluir