segunda-feira, novembro 22, 2010

Peasants, Pigs& Astronauts:Kula Shaker

Peasants, Pigs & Astronauts (Camponeses, Porcos & Astronautas) é o segundo álbum da banda inglesa Kula Shaker, e foi lançado em 8 de março de 1999. A julgar pela tradução do título, temos uma idéia da miscelânea sonora desse disco. Somente para nos situarmos, Kula Skaher é uma banda que surgiu em 1995, com uma visível influência dos Beatles, principalmente de George Harrison. Nos anos 90, muitas bandas surgiram na onda do Britpop (abreviação para British Pop) e na maioria dessas tinham influência dos Beatles. Como exemplo podemos citar: Arctic Monkeys, Blur, Oasis, Coldplay, Supergrass, The Libertines, The Verve, entre outras. Só que o Kula Shaker segue caminhos distintos, e tem fortes influências da música indiana, com ligação ao misticismo religioso (mais ligada ao espiritual).
Kula Shaker faz um rock psicodélico, com muita influência da música oriental (aqui entra a influência dos Beatles e mais precisamente de George Harrison), utilizando instrumentos como a flauta e cítara em algumas composições.
Um fato muito interessante desse álbum (Peasants, Pigs & Astronauts) é que foi parcialmente gravado no barco estúdio chamado “Astoria” de David Gilmour (Pink Floyd). Detalhe: parte do casco do barco é transparente, e os músicos podiam observar o fundo do rio, durante as gravações. Chapado isso?
Figura Abaixo: “Astoria” – barco estúdio

No Peasants, Pigs & Astronauts encontramos ingredientes de uma deliciosa “salada sonora”. A música do Kula Shaker transita com muita desenvoltura por vários estilos musicais: pop, dance, new age, música indiana e psicodelismo. Um álbum moderno e descolado. Um disco gostoso de curtir! É alto astral, vibrante e contagiante.
Outra curiosidade: Este álbum foi relançado em cd duplo em janeiro de 2010, contendo a faixa chamada “Strangefolk” que era para estar presente no álbum lançado originalmente.

Formação do Kula Shaker nesse álbum:
Crispian Mills: vocal, electric & acoustic guitar, harmônica
Alonza Bevan: bass, backing vocals, acoustic guitar
Jay Darlington: Hammond organ, piano, keyboards
Paul Winter Hart: drums

Músicos de apoio:
Hariprasad Chaurasia: Flauta na faixa “Namami Nanda- Nandana”
Himangshu Goswami: Vocal em “Timeworm” e Tabla em “Great Hosannah”
Gouri Choudhury: Vocal em “Radhe Radhe” e “Namami Nanda- Nandana”
A.K Durvesh: Shenai em “Shower Your Love” e “Timeworm”
Kamal: Sarangi em “Mystical Machine Gun”

Obs:
Tabla: é um instrumento musical de percussão, muito usado na Índia, normalmente em músicas devocionais ou meditativas, tão comum quanto o pandeiro no Brasil. Este instrumento é dividido em dois tambores, um agudo chamado daya e um grave chamado baya.
Shenai: uma espécie de flauta indiana
Sarangi: principal instrumento de cordas na Índia, Nepal e Paquistão.
Coloquei estes dados, para ilustrar a variedade sonora incluída neste álbum, e a influência indiana.



Capa do disco: Parece um astronauta hippie, subindo uma escada rolante numa floresta. O que acham?

Track List:
1) Great Hosannah 6:13
2) Mystical Machine Gun 5:36
3) S.O.S 2:55
4) Radhe Radhe 2:49
5) I’m Stell Here 1:32
6) Shower Your Love 3:40
7) 108 Battles (Your Mind) 2:56
8) Sound Of Drums 4:48
9) Timeworm 4:02
10) Last Farewell 2:47
11) Golden Avatar 4:29
12) Namami Nanda-Nandana 5:09 essa faixa é um mantra belíssimo



Por: Juniorock

Nenhum comentário:

Postar um comentário