sábado, novembro 27, 2010

Baixo de 6 cordas:George Harrison tocou no primeiro

Fender Bass VI 1961. Headstock lembra
guitarras Jaguar e Jazzmaster (reprodução)Em 1963, a Fender criou o Bass VI em resposta a criação do Danelectro Long Horn Bass 6, o primeiro baixo elétrico de seis cordas fabricado pela Empresa. Uma idéia genial no tempo errado.

Ao contrário do que todos vocês possam imaginar, o baixo de seis cordas surgiu antes do instrumento de cinco cordas. Uma das primeiras aparições ocorreu no filme “Let It Be”, dos Beatles, rodado durante as gravações do álbum com o mesmo nome, em 1969. A novidade estava na música produzida pelo grupo em algumas canções que pareciam ter a sonoridade harmônica mais encorpada com sons mais graves.

Alguns observadores atentos notaram que George Harrison parecia tocar uma guitarra, mas com uma diferença que chamou a atenção: as notas eram executadas uma de cada vez, ao contrário da guitarra elétrica. O mistério estava resolvido: George estava executando um instrumento de seis cordas denominado Fender Bass VI, que surgiu logo após a triunfal estréia do Jazz Bass.

Mas assim, de repente? Claro que não! Os historiadores descobriram algo digno de suspenses e intrigas até surgir o primeiro modelo da Fender.


Quer saber mais? segue o link :



http://www.territoriodamusica.com/historiadobaixo/?c=53





Segunda Feira é dia de StockRockÁlbuns
com o Physical Graffiti do
Led Zeppelin
ás 20hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário